Topo

As bailarinas do Faustão viraram celebridades na internet

Reprodução/Gshow
Imagem: Reprodução/Gshow

30/06/2017 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Natacha Horana, Ingrid Bragalda, Carol Soares, Ivi Pizzot, Carol Agnelo, Mayara Araújo, Brunna Martins, Camila Lobo, Nathália Melo, Pâmela Gomes, Raquel Guarini.

Talvez você não reconheça de imediato os nomes, mas possivelmente já se deparou com todas essas senhoritas compondo o mais dinâmico e exuberante cenário da televisão mundial no palco do "Domingão".

Elas são as Bailarinas do Faustão, ou pelo menos algumas das 135 que abrilhantam semanalmente a programação da Globo. Para efeitos de comparação, o Balé da Cidade, da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, conta com 34 bailarinos.

A magnética Tainá Grando

Apesar de raramente conquistarem a oportunidade de falar ou mesmo ouvirem seus nomes citados pelo apresentador, a exposição durante os números musicais transformou o balé do Faustão em uma fábrica de celebridades virtuais.

É no Instagram que conhecemos melhor o cotidiano agitado das grandes musas de nosso tempo. As mais populares tem vários patrocinadores, viajam pelo Brasil fazendo eventos, dão aulas de balé, comem sushi, malham, ensaiam e, bom, malham mais um pouquinho.

A fascinante jornada nos permite descobrir algumas curiosidades, como: Ana Paula Guedes cursa engenharia civil, Gabe Cardoso se mudou faz pouco tempo e Tainá Grando está feliz com a reinauguração da escola onde leciona dança.

Permutinha pra relaxar

Todas aquelas moças saudáveis que tornam a vida do cidadão trabalhador um pouco mais leve aos domingos têm suas próprias histórias para contar. E são narrativas muito mais interessantes do que descobrir qual banda dos anos 80 está escondida atrás da porta número 2 no Ding Dong --embora sejamos todos fãs do quadro.

O sucesso das bailarinas na internet é um dos melhores cases de conteúdo multiplataforma do mundo. Você vê na televisão todas aquelas encantadoras expressões faciais depois de uma videocassetada mais dolorida, corre para adentrar a internet e é absorvido por um novo mundo ao segui-las no Instagram.

E isso ocorre de maneira quase acidental. A Globo investe muito pouco nessa convergência de público. Mas tem um potencial gigantesco nesse negócio.

Para se ter uma ideia, Maytê Piragibe, uma das principais atrizes da Record e vencedora do "Dança dos Famosos" da Xuxa, tem 240 mil seguidores no Instagram. Lorena Improta, bailarina do Faustão e namorada do cantor Léo Santana, tem mais de 1,6 milhão --fora outros 600 mil no YouTube.

Agenda mais cheia que ex-BBB em abril

Mesmo que a TV não tenha percebido o tamanho que essa valorosa equipe pode atingir, podemos agradecer ao algoritmo das redes sociais pelas infinitas possibilidades de descobertas. O Instagram é o álbum de figurinhas perfeito para os entusiastas das bailarinas do Faustão. Pelo menos enquanto a Família Marinho não perceber a fortuna que poderia lucrar com isso.

Não deve demorar para recomeçar a verdadeira "Dança dos Famosos", que é o Super Bowl das bailarinas do Faustão. Nos resta esperar para descobrir quem serão as selecionadas da temporada.

Para encerrar, aviso que é reconfortante saber que o povo já fez sua escolha: enquanto o perfil do presidente Michel Temer conta com 73 mil seguidores, a magnética Tainá Grando possui 200 mil a mais. Não vai ter golpe!

Temer não permite comentários no Instagram presidencial

Voltamos a qualquer momento com novas informações.