Topo

Sarrada, embrazando e paradinha: Entenda o que seus filhos estão escutando

Divulgação/Montagem
Imagem: Divulgação/Montagem

26/06/2017 16h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em mais um esforço jornalístico para expandir o conhecimento em todas as esferas da sociedade brasileira, a Coluna Chico Barney foi até populares aplicativos musicais para descobrir quais seriam as canções mais tocadas no Brasil.

É um raio X comovente a respeito do que está ocupando mentes e corações de nossa juventude. Conto com seu prestígio para acompanhar nosso "Guia para Adultos: Entendendo a Música Pop em 2017".

MC Zaac e MC Vigary - "Vai Embrazando"

Se a cocaína brilhou nas discotecas dos anos 80, a heroína rendeu ótimos discos e algumas biografias curtas demais nos anos 90, o século 21 vê sua juventude abraçar a catuaba como a substância química do momento.

"Embrazando", ao contrário do que seus filhos vão alegar, não tem nada a ver com o projeto de ciências na escola. Veja o que o impoluto Dicionário Informal diz:

Embrazado. Quando se diz que uma pessoa está embrazada quer dizer que ela já usou de vários tipos de drogas, ou bebeu bastante, que a pessoa está atormentada. Diferente de "embrasado", que significa colocar em brasa (fogo).

Ou seja, "embrazar" é o que seus herdeiros inevitavelmente vão fazer em algum momento da juventude, e "embrasar" é o que você vai pensar em fazer com eles quando descobrir.

MC Livinho - "Fazer Falta"

Livinho é o homem mais romântico do mundo atualmente. Uma versão um pouco mais pragmática do Julio Iglesias, digamos assim.

Fiz essa letra pra te incentivar
Mas se você mudar vai fazer falta
Se teu hobby é sentar não vou te criticar, tá de parabéns
Mas preciso de você pro rolê valer, então senta bem
Então sarra, então sarra a bunda no chão
Então sarra, então sarra o popozão

Se o amigo leitor não sabe o que é sarrar, recomendo trocar uma ideia com a coordenação do colégio dos filhos.

Henrique & Juliano - "Vidinha de Balada"

Quem disse que síndrome de Estocolmo e relacionamentos abusivos não podem ser românticos? Em nono lugar nas paradas, frequentando o topo há meses, essa emocionante narrativa continua encantando a juventude.

Não é por acaso: a levada é quase irresistível, apesar da letra um tanto quanto ameaçadora. A história é mais ou menos a seguinte: o cidadão pede desculpas por invadir a casa da menina, que está de ressaca por conta da festinha na noite anterior.

Oi, tudo bem? Que bom te ver
A gente ficou, coração gostou não deu pra esquecer
Desculpe a visita, só vim te falar
Tô afim de você e se não tiver "cê" vai ter que ficar

Ken, novo boneco - Divulgação - Divulgação
"Vai namorar comigo, sim"
Imagem: Divulgação

Como um príncipe valente jamais requisitado, o fera ainda chega querendo estabelecer as regras:

Eu vim acabar com essa sua vidinha de balada
E dar outro gosto pra essa sua boca de ressaca

Talvez seus filhos estejam cansados de beber tanto, torcendo para encontrar no Tinder um padrinho ou madrinha do AAA.
 

Vai namorar comigo, sim
Vai por mim igual nós dois não tem
Se reclamar "cê" vai casar também, com comunhão de bens
Seu coração é meu e o meu é seu também

Seria uma boa trilha sonora para a série "Downton Abbey", com todos aqueles casamentos arranjados.

MC Lan - "Rabetão"

A batida é pesada como uma noite fazendo conta para ver se dá para viajar com a família para Bariloche na temporada. E a letra é dos motivos para seus filhos viverem com fone de ouvido:

Tu tá tão, tão linda com esse rabetão
Tô xonadão, dão, dão, dão nesse bundão
Vai rabetão, tão, tão, tão, tão, tão no chão
Cai rabetão, tão, tão, tão, tão, tão no chão

Mais surpreendente é o trecho onde alguém inventa o portunhol de Portugal: um inacreditável sotaque de português exclamando, em espanhol:

Maria! Maria!
Ow, Maria!
Estoy enamorado por ti, Maria!
Ê Maria, hein, ê Maria

É tudo tão artisticamente desafiador que chega a dar orgulho ver uma obra assim em 11º lugar nas paradas de sucesso.

Alok - "Never Let Me Go" e "Hear Me Now"

Houve um período em que a música eletrônica estilo "poperô" virou uma grande febre entre os jovens confusos de nosso país. Como esquecer das coletâneas pesadíssimas da Paradoxxx Music ou as "7 Melhores da Jovem Pan"? Não é uma pergunta retórica, se você souber como esquecer, me avise.

Essa onda deu origem a uma série de artistas plenamente brasileiros cantando em inglês e assumindo personas de nacionalidade pouco clara. O último grande ícone desse movimento pra lá de cultural foi o grupo Kasino. Trilha sonora de diversas novelas, acabou entrando para a história por conta das piadas envolvendo sua participação no programa de Gilberto Barros em dia desesperadamente inspirado.

Em uma retomada típica da indústria fonográfica, o estilo dance-pastiche-farofa está em alta nas piores casas noturnas da sua cidade, tendo na figura de Alok seu maior expoente. O jovem DJ goiano com nome de gringo acertou no alvo e tem duas músicas entre as mais tocadas: "Never Let Me Go" e "Hear Me Now", tão desprovidas de alma quanto os títulos genéricos deixam transparecer.

Justin Bieber - "Despacito"

"Despacito" é a franquia mais rentável do showbiz depois das sequências de "Velozes e Furiosos". Tem versão em inglês, em espanhol e, se procurar direitinho, em ritmo de forró. A mais popular atualmente é apresentada de maneira um pouco envergonhada por Justin Bieber, ao lado dos poetas originais Luis Fonsi, o culpado por seu filho desejar arrancar as mangas de camisas de botão, e Daddy Yankee, cantor especializado em fazer presença VIP na música dos outros.

Anitta & Pabllo Vittar - "Paradinha", "Na Sua Cara" e "K.O."

As duas mais poderosas entidades do pop nacional atualmente ocupam as três primeiras posições da parada de sucessos. Anitta lidera com "Paradinha", que devo tomar cuidado para não me alongar muito por tratar-se de meu assunto preferido atualmente.

Pabllo vem fazendo ótimas canções nos últimos anos, mas agora realmente mostrou que veio para ficar. "K.O." é o forró de um futuro distópico. Uma das grandes músicas da atual safra.

E ambas se reuniram com o DJ internacional Major Lazer para cantar (em bom português) "Na Sua Cara", mostrando para as novas gerações que existe um Brasil que pode dar certo.

Ed Sheeran - "Shape of You"

O cantor britânico Ed Sheeran parece um coadjuvante deprimido de "Dawson's Creek". É tão inofensivo que causa até estranheza sua inserção em uma lista tão cheia de péssimas influências. Talvez esteja fazendo sucesso por funcionar como um botão do pânico quando os pais entram no quarto: é só clicar rápido no Ed Sheeran que fica até parecendo que a molecada tem alguma chance no Enem.

Avise nos comentários se apreciou essa jornada pelas canções de sucesso que estão fazendo a cabeça dos millennials. Aguarde para breve uma nova excursão. No mais, voltamos a qualquer momento com novas informações.