Parece que o jogo virou: quando o oprimido zoa o opressor
Com 745 mil inscritos no seu canal no YouTube, Seu Pimenta TV aposta na mistura do universo nerd com a gastronomia e histórias pessoais para fazer humor e contar boas piadas. Isso sem cair na onda de reclamar do "politicamente correto", como muitos de seus colegas ainda insistem em fazer em pleno 2020. Criador do canal, João Pimenta viralizou na internet com um quadro chamado "Larica do Ódio", onde faz receitas enquanto "tira um barato" com a preguiça dos filhos que moram com suas mães e não ajudam no trabalho doméstico.
Um problema que ficou ainda mais evidente em tempos de quarentena
Num papo diretamente da Favela da Pojuca, em Salvador, João me arrancou boas gargalhadas, enquanto me falava sobre seu inÃcio no stand-up comedy e a responsabilidade de quem faz humor.
A forma irreverente de João contar um "causo" é o que chama atenção. Seu poder de narrar uma história e torná-la cômica é surpreendente.
Por exemplo, quando ele nos explica como foi pegar um carreto numa mudança e quase morreu por causa do motorista que dirigia sem precaução nenhuma.
Isso poderia ser descrito simplesmente assim como fiz, mas quando é João que conta você se acaba de rir. Eu prometo.
O talento para tirar humor das situações mais banais começou a ser lapidado desde cedo.
João explica que contava muitas histórias desde quando era guri. Na roda de amigos, ele era sempre escolhido para narrar um fato por conta da riqueza de detalhes que trazia. O humorista acredita que isso se dava por ser observador, daqueles que gostam de registrar cada momento.
Eu gostava de reproduzir as histórias a que assistia nos filmes e nos desenhos com a riqueza de detalhes
Suas histórias foram se espalhando, e ele conta que sempre foi incentivado a fazer do humor uma profissão, desde que passou a integrar um projeto social que abordava questões sociais e perspectiva de trabalho para jovens carentes. Só que tudo aconteceu naturalmente. João já está produzindo conteúdo na internet há uma década, e vai completar 15 anos trabalhando com humor.
Vendo os vÃdeos, ninguém diz, mas João conta que tinha problemas para se apresentar em público. Para ele, o humor foi importante para quebrar essa barreira.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.