PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Adriana de Barros


Orquestra Heliópolis convida Os Paralamas para show inédito e grátis em SP

Paralamas do Sucesso no Palco Mundo do Rock in Rio 2019 - FERNANDA BALSTER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Paralamas do Sucesso no Palco Mundo do Rock in Rio 2019 Imagem: FERNANDA BALSTER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

23/10/2019 07h00

O projeto Unilever Sons do Brasil reúne no domingo (27) a Orquestra Sinfônica Heliópolis e Os Paralamas do Sucesso em um show gratuito, às 11h, no Parque Villa Lobos, zona oeste de São Paulo. A regência é do maestro Edilson Ventureli e a direção artística de Ayrton Martini. A abertura fica por conta do Coral Heliópolis.

A apresentação é a primeira de uma série com a Sinfônica de Heliópolis com grandes nomes da música brasileira. Depois da capital paulista, os shows seguirão nos próximos meses para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife.

Maestro Edilson Venturelli - Léo Franco/AgNews
Maestro Edilson Venturelli
Imagem: Léo Franco/AgNews
Os concertos serão sempre gratuitos em parques, praças e praias e misturam a música erudita tocada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli com a música popular de diferentes ícones da música brasileira.

A coluna procurou o maestro Edilson Ventureli para adiantar como será a apresentação. Ventureli é regente titular da Orquestra Juvenil Heliópolis e regente adjunto da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Nos últimos anos, regeu orquestras na Itália, Armênia, Ucrânia, e já foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Instituto Baccarelli e condecorado pela ordem Carlos Gomes por sua atuação como maestro.

Adriana: Você já está craque em unir a Orquestra Sinfônica Heliópolis com nomes do rock. Dessa vez, o convidado é o Paralamas. Como vocês estão preparando essa apresentação?
Edilson Ventureli: A gente prepara esse concerto com muito carinho, pois respeitamos e admiramos Os Paralamas, é uma banda que ajudou a construir a música brasileira como ela é hoje: rica, empolgante e de referência. Nós faremos uma hora de show antes de recebermos a banda no palco, com um repertório de músicas clássicas bem conhecidas, como "O Bolero de Ravel" e "O Guarany", justamente para aproximar o público da música erudita e mostrar que concertos podem ser tão populares e empolgantes quanto um show de rock. Para a apresentação com Os Paralamas do Sucesso, providenciamos arranjos especiais, para deixar tudo perfeito. Modéstia a parte, músicas acompanhadas de orquestra ficam ainda mais fascinantes.

Vocês ensaiaram juntos como fizeram com o Samuel Rosa (Skank) em outra ocasião?
Sim, nós sempre nos encontramos para tocarmos juntos antes dos shows, com qualquer banda ou solista. Assim a gente acerta os detalhes de interpretação das músicas e deixa tudo afinadíssimo para fazer bonito no dia. Os ensaios são importantes também para quebrar o gelo e, deste modo, aproximar os artistas da orquestra e vice e versa. Fica natural quando subimos no palco.

O que dá mais trabalho para uma apresentação como esta?
Confesso que na realidade o que temos é um grande prazer! Nossa missão é construir pontes, deixar os artistas confortáveis para fazerem suas músicas com uma roupagem diferente da usual. São vários ensaios dos alunos, individuais e em grupo, para fazer com que seja um verdadeiro show. Mas é aquilo: nós fazemos tudo com muito prazer e isso acaba virando diversão. A gente se diverte no palco.

Pode adiantar algumas músicas d'Os Paralamas que serão apresentadas? Qual deu mais trabalho nos ensaios?
Executaremos alguns dos grandes clássicos da banda: "Alagados", "Aonde Quer Que Eu Vá", "Lanterna dos Afogados" e umas outras, que o público terá que conferir no dia (não posso dar todos os spoilers também, né). Sobre os ensaios: nenhuma deu trabalho. Só prazer!

Siga @adrianadebarros

Serviço
Orquestra Sinfônica Heliópolis convida Os Paralamas do Sucesso
Quando: 27 de outubro, domingo, às 11h
Onde: Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001
Entrada gratuita

Adriana de Barros