PUBLICIDADE
Topo

Longe da política e com hit em novela, Netinho retoma carreira musical

Netinho retoma carreira musical com "Beijo Geladinho" em trilha de novela - Divulgação
Netinho retoma carreira musical com "Beijo Geladinho" em trilha de novela Imagem: Divulgação
Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

23/05/2019 18h01

A Globo também se rendeu ao revival do pagode 90. A novela "A Dona do Pedaço", que estreou essa semana no horário das 21h, aposta em nomes do gênero que conquistaram o topo das paradas há quase 30 anos.

Quem não esperava por isso, mas já colhe os frutos da exposição é o cantor Netinho de Paula. O ex-vocalista do Negritude Jr, banda que se destacou dentre tantas outras no boom do pagode, voltará aos palcos e pretende aproveitar ao máximo essa exposição.

A questão do samba na novela sinaliza uma tendência da reconquista do ritmo no mercado musical"

A regravação mais recente de sua música "Beijo Geladinho" anima o núcleo do Bixiga que reúne os personagens de Marco Nanini, Rosi Campos, Betty Faria, Tonico Pereira, Suely Franco e Ary Fontoura, que vivem no bairro paulistano.

A primeira versão de sua autoria e de Waguinho está no álbum "Deixa Acontecer", de 1994, do Negritude Jr.

A música tocou ontem e hoje tivemos 23 ligações para shows"

Capa do álbum "Netinho canta 30 anos de Negritude Jr" - Divulgação - Divulgação
Capa do álbum "Netinho canta 30 anos de Negritude Jr"
Imagem: Divulgação
Depois de tentativas sem sucesso de um reencontro com o Negritude, Netinho voltará aos palcos solo. O projeto "Netinho canta 30 anos de Negritude", gravado em 2017, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, está disponível em todas plataformas de música e há uma conversa sobre parcerias com a gravadora Som Livre.

São 26 sucessos que marcaram a história do grupo com as participações de Mumuzinho, Sorriso Maroto, Turma do Pagode, Pixote, Anderson Molejo, Billy SP, Leandro Lehart, Salgadinho, Éder Miguel e Rodriguinho.

Beijo Geladinho em propaganda

Em conversa com a coluna, Netinho explicou que compôs a música enquanto assistia a um comercial de uma marca de sorvete.

Sempre fomos questionadores e pensamos: por que nunca tem negro nessas propagandas? Eles acham que negro não toma sorvete?"

Pensando nessa ausência, fizeram a canção tentando chamar atenção do mercado publicitário, o que jamais aconteceu. "Eles [agências] nunca deram bola, mas a música estourou mesmo assim. Nem a gravadora acreditou que poderia ser um sucesso que marcou uma geração", explicou.

Netinho, no entanto, acredita que hoje em dia tanto a publicidade como emissoras de TV estão mais atentas e abrem mais espaços aos negros em suas produções. "A gente vê esforço e preocupação em melhorar", concluiu.

Vida política

Em 2016, Netinho deixou definitivamente a política. Durante o período em que esteve como vereador de São Paulo ele ficou totalmente afastado da vida artística.

Hoje em dia, o cantor é muito consultado para falar sobre questões do movimento negro.

Partidariamente estou muito distante da política. Não estou afiliado a nenhum partido. Vivemos um momento muito nebuloso de pouca ideologia e muito ódio. Estou muito feliz que a música tem tomado muito tempo da minha vida"

Entretenimento