Propaganda eleitoral e liberdade de expressão no novo Código Eleitoral

Recentemente, nessa coluna, o Professor Volgane Carvalho publicou instigante artigo, onde tratou - com densidade, apesar da brevidade - do debate acerca do controle da propaganda eleitoral e suas consequências para a democracia, sobretudo em face da iminente aprovação de um novo Código Eleitoral....

As mulheres nas futuras comissões parlamentares: Relatório da CPI/Covid

O Relatório final da CPI/Covid tem acendido debates políticos e jurídicos. Dentre eles, a necessidade de ampliação da participação feminina no Senado Federal. Fruto de um trabalho realizado por 18 (dezoito) senadores homens, indicados pelos partidos, um acordo interno viabilizou à bancada feminina...

Foucault e Freud explicam a grita contra as regras da propaganda eleitoral

Nos últimos dias, olhos e ouvidos dos eleitoralistas voltaram-se ao Supremo Tribunal Federal para observar o comportamento da corte ao analisar uma ação que questionava a constitucionalidade da proibição de realização de showmícios e a possibilidade de artistas realizarem apresentações com o fim de...

Novas regras para a cidadania no projeto de Código Eleitoral

O projeto de novo código eleitoral (PLC 112/2021), agora no Senado, tem merecido atenção pelo impacto nas candidaturas, na propaganda e nas pesquisas eleitorais, no financiamento de campanhas e nas prestações de contas. Mas pouco se disse sobre como as mudanças aprovadas pela Câmara afetam o...

Novas regras de financiamento estimulam candidaturas de mulheres e negros

Desde a proibição da doação de recursos por pessoas jurídicas, o financiamento eleitoral passou a depender cada vez mais dos recursos públicos. Era o caminho previsível, considerando que o financiamento eleitoral por pessoas físicas não faz parte da cultura nacional e nem foi devidamente...