UOL Entretenimento
 
20/10/2006 - 22h50
Pinacoteca ganha fachada com pichações e grafite
FELIPE VAZQUEZ
Editor de UOL Diversão e Arte


Divulgação

Fachada da Pinacoteca terá projetos com pichadores e grafiteiros

Fachada da Pinacoteca terá projetos com pichadores e grafiteiros

A partir deste sábado (21), a Pinacoteca do Estado ganha nova intervenção em sua fachada com o projeto "Pixo, Logo Existo", que reúne uma série de obras de artistas do grafite e stencil (técnica que utiliza máscaras e sprays) e alguns dos principais grupos de pichadores da cidade.

Cabeças grafitadas de personalidades como Frank Zappa, Nietzsche e Adoniran Barbosa, entre outros, apresentam "pensamentos" que trazem as marcas de alguns dos mais ativos grupos de pichadores da cidade, como Pigmeus, 8 Batalhão e Gane Boys, entre outros.

Admirados e ao mesmo tempo odiados por deixar suas marcas por todas as partes da cidade, os pichadores mantém "a essência transgressora do grafite, que está perdendo força", afirma Celso Gitahy, coordenador do projeto e um dos principais grafiteiros de São Paulo.

"É preciso discutir a atitude da pichação, pois estas marcas são deixadas na maioria das vezes por pessoas marginalizadas e excluídas da sociedade. Se em todos os lugares as pichações estão presentes, é um sinal de que a cidade está sofrendo desta 'inflamação' social", afirma Celso.

O "pixo" (sic) é um dos fundamentos do grafite, em sua modalidade também conhecida como "tag", caracterizada por assinaturas com letras quase incompreensíveis. É também a principal porta de entrada de jovens artistas da periferia no mundo do grafite, forma de arte que levou décadas para ser aceita e hoje vive uma nova onda de valorização no meio das artes. "O grafite passou, definitivamente, a integrar o rol de linguagens artísticas contemporâneas. Desde os artistas que o tomaram como ponto de partida, como Keith Haring e Alex Vallauri, bem como aqueles que se mantêm mais estritamente ligados a essa linguagem, há uma presença marcante dessa manifestação no universo das artes visuais contemporâneas em todo o mundo. Abrigar este projeto nos pareceu pertinente porque permite ao museu suscitar e participar de um debate sobre o modo de inserção dessas manifestações e de seus conteúdos propositivos, que abarcam questões sociais e estéticas muito ricas", afirma Marcelo Araújo, Diretor da Pinacoteca do Estado. (Colaborou Ricardo Oliveros)

Pixo, Logo Existo
»ONDE: Exterior da Pinacoteca do Estado (Pça da Luz, nº2 - São Paulo-SP. Informações: (11) 3229-9844)
»QUANDO: a partir de 21/10
»QUANTO: grátis

ÍNDICE DE ARTE IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL
#!vm;utf-8 $response.setStatus(301) ##moved permanently $response.sendRedirect("https://entretenimento.uol.com.br")
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/02/2010

17h49 - Novos filmes com personagens da "DC Comics" serão anunciados em breve

17h48 - Maior feira de música da Europa apresenta substituto do MP3

17h29 - Amy Winehouse deve voltar ao Caribe na próxima semana, diz tabloide

17h25 - Brittany Murphy morreu de pneumonia e intoxicação, diz legista

17h18 - Unidades do Sesc promovem temporadas de dança

17h17 - Livro "Os Deuses no Exílio" é mais que uma crítica à Igreja Católica

17h17 - Travolta tenta desbancar "Avatar" com "Dupla Explosiva"

17h16 - Médico de Michael Jackson negocia se entregar à Justiça

17h06 - Veja vídeo de O Último Mestre do Ar

17h00 - "Eclipse" terá mais cenas de batalhas