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Fotos

PRÍAPO - Como deus da fertilidade e protetor da genitália masculina, além do gado e dos jardins, era de se esperar que Príapo fosse representado com dotes bem peculiares. Há fontes que o descrevem como filho de Afrodite, a deusa do amor e da beleza, e Dionísio, deus do vinho e da bebedeira. No afresco acima, encontrado em Pompeia, além da ereção descomunal, ele é retratado com atributos do deus romano Mercúrio. A associação de Príapo à ereção é tão célebre que deu origem ao termo priapismo --uma condição médica em que o pênis não volta a seu estado flácido normal, permanecendo ereto Reprodução/Museo Nazionale di Napoli Mais

BRONZES DE RIACE - Os bronzes de Riace foram realizados durante a transição da escultura grega do período arcaico ao clássico (século 5 a.C.), e são mais uma fonte de representação do ideal estético masculino. Cada uma retrata um homem, ambos bastante similares em sua posição, com uma mão mais elevada que a outra e apoiados em uma só perna, causando uma ligeira inclinação dos quadris. Não há consenso sobre que pessoa ou deus representam, mas o realismo da posição e da representação dos músculos é o que mais chama a atenção Reprodução/Museo Nazionale Reggio Calabria Mais

CRISTO DA MINERVA DE MICHELANGELO (1521) - Feita em mármore e localizada atualmente na igreja de Santa Maria sopra Minerva, em Roma, essa escultura de Michelangelo originalmente foi criada sem o tecido de bronze que cobre as partes íntimas de Cristo, que chocaram a sociedade na época. Além dessa, outras intervenções foram feitas, como a escavação de furos nas mãos e nos pés, representando o sofrimento de Cristo na cruz. O porte físico e o realismo dos músculos são para fisiculturista nenhum botar defeito Ricardo André Frantz (CC BY-SA 3.0) Mais

APOLO DE BELVEDERE - Foi tido por muito tempo como uma das mais fidedignas representações do ideal de beleza masculina da Antiguidade. De autoria e datação incertas, essa estátua do deus grego da inspiração, da música e da poesia, e representante maior da juventude, já serviu de modelo para um quadro que retratava o jogador Gerard Piqué, marido da cantora Shakira. Bastante musculosa e atlética, mas sem pelos, como se não houvesse nunca passado pela puberdade, a entidade está representada numa posição dinâmica, apoiada num tronco onde se encontra uma serpente, e ostentando um manto e um estojo para flechas nas costas © Marie-Lan Nguyen/Wikimedia Commons Mais

TORSO DE BELVEDERE (séc. 1) - Ninguém sabe ao certo quem é o personagem retratado nessa estátua de mármore --ou no que restou dela. A obra já foi associada aos heróis Ajax e Hércules, mas sem consenso. Seguindo a linha do ideal do físico masculino, a estátua já inspirou artistas do Barroco e do Renascimento, principalmente Michelangelo Yair Haklai (CC BY-SA 3.0) Mais

APOLO E DAFNE DE BERNINI (1625) - A obra captura o momento em que a ninfa Dafne se transforma em um loureiro para se proteger das investidas do deus Apolo, que a persegue. A sensação de movimento que a estátua transmite é um de seus grandes atrativos e uma das grandes habilidades de seu escultor, o italiano Gian Lorenzo Bernini. Aqui, um Apolo alucinado depois de ser flechado pelo deus grego Eros (que os romanos chamaram Cupido) é retratado também com um porte musculoso e viril Reprodução/Galleria Borghese Mais

DISCÓBOLO - Não é preciso ser um grande historiador da arte para entender o que está acontecendo aqui: um atleta se prepara para lançar um disco. Feita na Grécia antiga (cerca de 455 a.C.; na imagem, uma cópia em miniatura do séc. 2) pelo escultor Míron, além de representar o modelo de beleza masculina e de anatomia do atleta, a obra é célebre também pela sensação de movimento, tridimensionalidade e equilíbrio. O corpo flexionado do atleta e sua compleição concentrada também merecem destaque Matthias Kabel (CC BY-SA 3.0) Mais

O DAVI DE DONATELLO - O retrato do pequeno herói que derrotou o gigante Golias feito por Donatello certamente não é tão forte e portentoso como o de Michelangelo, mas chama a atenção pelo semblante calmo que, nu, se impõe sobre a cabeça de seu inimigo, ainda segurando a espada com a qual o derrotou. Feita em bronze, na época (1440) uma grande inovação artística, é um dos símbolos da representação da adolescência e do controle de emoções Patrick A. Rodgers (CC BY-SA 2.0) Mais

HÉRCULES CAPITOLINO (séc. 2 a.C.) - Como se não bastasse a virilidade exposta no porte físico, nos músculos saltados e na proporção matemática entre cada parte do corpo, o Hércules retratado nessa estátua ainda ostenta um bastão na mão direita. Na outra mão, os pomos de ouro do Jardim das Hespérides, que o herói recuperou após receber ajuda do titã Atlas, condenado por Zeus a segurar o firmamento até o fim dos tempos, para matar o dragão que vigiava o jardim Ricardo André Frantz (CC BY-SA 3.0) Mais

HERMES DE PRAXITELES - Aqui são dois os deuses retratados: Hermes (associado ao deus romano Mercúrio) e Dionísio (Baco para os romanos), ambos filhos de Zeus, mas de mães diferentes. A estátua retrata o segundo sendo confiado aos cuidados do primeiro, após perder a mãe e ser costurado à coxa de Zeus ao ter sido arrancado prematuramente da barriga dela. Na obra, falta a mão direita de Hermes. Se a proporção corporal deste último se encaixa à sua idade, o mesmo não se pode dizer de Dionísio, que apesar de ser uma criança, é retratado com um corpo mais velho Roccuz (CC BY-SA 2.5) Mais

JEUNE HOMME NU ASSIS AU BORD DE LE LA MER, FIGURE D'ÉTUDE (1836) - Não há consenso sobre o que retrata essa obra do pintor francês Jean-Hippolyte Flandrin. Há quem diga que se trata de um jovem aos prantos após sobreviver a um naufrágio. O que se sabe é que a cena virou um ícone do movimento homossexual nas décadas de 1960 e 1970 © 2007 Musée du Louvre/Angèle Dequier Mais

PÁTROCOLO (1780) - Através da pintura do francês Jacques-Louis David, o companheiro de Aquiles na Guerra de Troia ganhou uma massa muscular considerável, e foi retratado numa pose que valoriza todo seu físico. Sem nem ao menos revelar seu rosto, a obra destaca o corpo majestoso do herói Reprodução Mais

JUÍZO FINAL (1541) - A nudez de várias figuras retratadas no afresco de Michelangelo que representa o fim dos tempos chocou o clero na época em que foi pintada. Localizada na parede do altar da Capela Sistina do Vaticano, mostra um Cristo corpulento, que ergue uma das mãos ao alto ao lado de Maria e separa as pessoas que se salvarão e as que arderão no inferno Reprodução Mais

DAVID (1501) - A perfeição estética e o porte atlético do David de Michelangelo talvez não guardem muita relação com a história original do menino franzino que derrotou o gigante Golias. Mas a célebre estátua do artista do Renascimento italiano ganhou notoriedade pela dimensão (tem mais de cinco metros de altura) e também pela representação do ideal físico masculino da época: musculoso, imponente e, claro, nu. Em uma postura tensa, o herói se prepara para lutar contra seu inimigo, representando juventude e força Rico Heil, Rizla, MarcusObal (CC BY-SA 3.0) Mais

CUPIDO DE CARAVAGGIO (1602) - O quadro do mestre italiano do barroco Michelangelo Merisi da Caravaggio "Omnia Vincit Amor", que em latim significa "Eros Triunfante", mostra o deus Amor, o Cupido romano, descendo do que parece ser uma mesa, rodeado por símbolos de empreendimentos humanos. Aqui, o nu é o de um jovem impúbere, que ri, talvez de forma um tanto maliciosa. Relacionando o título do quadro à "bagunça" que o Cupido faz no recinto, é como se ele estivesse rindo de qualquer tentativa de fugir de seu poder AP Photo/Van Gogh Museum Mais

DANTE E VIRGILIO NO INFERNO (1850) - Com uma inegável carga homoerótica, este quadro pintado pelo francês William Adolphe Bouguereau mostra os poetas Dante e Virgílio observando a luta entre duas almas condenadas no inferno, cena do livro "A Divina Comédia". Os músculos saltados e tensos, a sensação de movimento que o embate transmite e o jogo de sombras acabam criando uma cena única, à qual a nudez dos combatentes dá mais dramaticidade Reprodução Mais

Nus masculinos famosos

PRÍAPO - Como deus da fertilidade e protetor da genitália masculina, além do gado e dos jardins, era de se esperar que Príapo fosse representado com dotes bem peculiares. Há fontes que o descrevem como filho de Afrodite, a deusa do amor e da beleza, e Dionísio, deus do vinho e da bebedeira. No afresco acima, encontrado em Pompeia, além da ereção descomunal, ele é retratado com atributos do deus romano Mercúrio. A associação de Príapo à ereção é tão célebre que deu origem ao termo priapismo --uma condição médica em que o pênis não volta a seu estado flácido normal, permanecendo ereto Imagem: Reprodução/Museo Nazionale di Napoli

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