UOL Entretenimento

Taller Popular de Serigrafia

2002 Buenos Aires, Argentina.

O Taller Popular de Serigrafia (Oficina Popular de Serigrafia) foi fundado em 2002, por três artistas plásticos _Magdalena Jitrik, Mariela Scafati e Diego Posadas_ logo após a eclosão de diversos conflitos populares na Argentina decorrentes da violenta crise econômica. O nome se inspira no Taller de Grafica Popular, grupo que fazia gravuras no México na década de 1910.

Hoje o grupo é composto por aproximadamente dez artistas - entre artistas plásticos, cineastas e músicos - que se organizam e produzem camisetas e cartazes (para serem colados nas ruas) com imagens de protesto, indignação, a favor das lutas sociais e contra a repressão. As imagens que criam são desenhos simples e diagramas.

Feitos à mão, fazem contraponto à produção das estampas computadorizada. As camisetas são estampadas gratuitamente durante manifestações e atos, para manter vínculo com cada particularidade momentânea. "Trata-se de prover a luta com uma imagem que a identifica no momento e no lugar em que o protesto se desenvolve", definem. Sua estrutura pequena e móvel que consiste na tela da serigrafia, espátula, tinta, diluente, emulsão, estopa e papeis permite que estejam presentes em atos em qualquer lugar e hora do dia.
(Da Redação, com colaboração de T. Rivitti)