Topo

Galeria de Londres impede acesso do público a obra de artista da Bienal

Instalação "Sementes de Girassol", do chinês Ai Weiwei, na Tate Modern de Londres (11/10/2010) - Leon Neal/AFP
Instalação "Sementes de Girassol", do chinês Ai Weiwei, na Tate Modern de Londres (11/10/2010) Imagem: Leon Neal/AFP

15/10/2010 13h26

LONDRES - A instalação montada pelo artista chinês Ai Weiwei no gigantesco Salão Turbina da galeria Tate Modern, em Londres, foi fechada ao público devido a receios de que esteja provocando níveis de poeira perigosos para a saúde.

"Sunflower Seeds" ("Sementes de Girassol"), parte da destacada "Série Unilever", que convida artistas a preencher o espaço cavernoso a cada ano, consiste em cerca de 100 milhões de réplicas de sementes de girassol feitas individualmente de porcelana, e os visitantes eram convidados a andar sobre elas.

"Embora a porcelana seja muito resistente, a interação entusiasmada dos visitantes resultou em um nível acima do previsto de poeira no Salão Turbina", informou a galeria em comunicado à imprensa.

"O parecer ouvido pelo Tate diz que essa poeira, se inalada repetidamente por um período prolongado, pode ser nociva à saúde. Consequentemente, após consulta com o artista, a Tate decidiu não permitir que os visitantes caminhem sobre a escultura."

A obra é vista como o comentário de Ai sobre a vida em um país densamente povoado em que o individualismo pode se perder, além de sua interpretação da interligação de milhões de pessoas pela Internet.

Antes mesmo do surgimento da preocupação com a poeira, temia-se que algumas pessoas estivessem roubando as réplicas de sementes (reportagem de Mike Collett-White).