UOL Entretenimento Notícias

24/05/2009 - 16h52

Veja a lista dos principais vencedores do Festival de Cannes de 2009

(Reuters) - Confira a lista dos principais vencedores da noite, e uma breve descrição dos filmes premiados:

PALMA DE OURO

- "Das Weisse Band" (A Fita Branca) dirigido pelo austríaco Michael Haneke. Um pequeno vilarejo é atingido por uma série de crimes misteriosos e cruéis. Um grupo de crianças estão entre os principais suspeitos.

GRANDE PRÊMIO DO JÚRI

- "Un Prophète", do diretor francês Jacques Audiard. Malik é condenado a seis anos de prisão, e precisa usar sua ingenuidade para sobreviver na perigosa rivalidade entre gangues.

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI PELO CONJUNTO DA OBRA

- Para o veterano diretor francês Alain Resnais. Este ano ele apresentou "Les Herbes Folles". Ao encontrar a carteira de um estrangeiro em seu carro, George começa a procurar a misteriosa e fascinante Marguerite.

MELHOR ATOR

- O austríaco Christop Waltz ganhou o prêmio de melhor ator por sua interpretação como oficial nazista em "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino. Um grupo de soldados norte-americanos-judeus misturam-se em uma conspiração para matar líderes do Terceiro Reich, incluindo Hitler.

MELHOR ATRIZ

- Charlotte Gainsbourg por "Anticristo", dirigo pelo dinamarquês Lars Von Trier. Ela e Willem Dafoe interpretam um casal que vivencia a morte do filho em um acidente. Eventos fora de controle acontecem quando eles vão para um cabana isolada para tentar se recuperar da perda.

MELHOR DIRETOR

"Kinatay" dirigido por Filipino Brillante Mendoza. Peping, um estudante de criminologia, acompanha seu amigo em uma missão para ganhar dinheiro, mas se arrepende de sua decisão à medida que eventos desagradáveis começam acontecer.

MELHOR ROTEIRO

- Mei Feng por seu roteiro de "Spring Fever", dirigido pelo chinês Lou Ye. Uma mulher contrata um homem para espionar uma relação homossexual apaixonada que envolve seu marido.

PRÊMIO DO JÚRI

- "Fish Tank", dirigo pela britânica Andrea Arnold. Mia, 15 anos, vê seu mundo virando de cabeça para baixo após sua mãe trazer o seu novo namorado para morar em casa.

- "Bakjwi" dirigido pelo sul-coreano Park Chan-Wook. Um padre se torna um vampiro durante uma experiência médica e é seduzido por uma dona de casa prestes à um assassinato.

CÂMERA DE OURO (para filme de estréia)

-"Samson and Delilah", dirigo pelo australiano Warwick Thornton. Um romance entre dois adolescentes em estado desesperador enfrentado por muitas comunidade aborígines da Austrália.

MELHOR CURTA-METRAGEM

- "Arena", dirigido pelo português João Salvazia.

Compartilhe:

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host