 |
13/10/2007 - 15h23
Mesmo com aposentadoria, Autran tinha planos no teatro
Agência Estado

São Paulo - Apesar de ter anunciado a aposentadoria em conseqüência dos problemas de saúde, o ator Paulo Autran mantinha planos de voltar aos palcos. Segundo a viúva de Autran, a também atriz Karin Rodrigues, os dois manifestavam o desejo de trabalhar juntos em uma montagem da peça "Cartas de Amor", do norte-americano A. R. Gurney, na qual o ator atuaria mesmo sem poder andar.
"Como na peça aparecem apenas dois atores sentados atrás de uma mesa, ele poderia atuar usando a cadeira de rodas", disse ela, durante o velório do autor na sede da Assembléia Legislativa de São Paulo, na manhã de hoje. De acordo com Karin, os planos acabaram não avançando por conta do agravamento do estado de Autran e porque os direitos do texto acabaram sendo comprados antes.
O velório de Paulo Autran, que morreu ontem vítima de câncer de pulmão e enfisema pulmonar, aos 85 anos, ocorreu até a manhã deste sábado e contou com várias personalidades que conviveram com o ator. Muito emocionada, a atriz Marília Pêra lembrou da longa amizade entre os dois. "Será muito difícil preencher o espaço deixado por ele", comentou. Ela lamentou o fato de haver poucos registros em vídeo e DVD das antológicas performances de Autran no teatro.
O ator Cecil Thiré, que trabalhou com o ator na TV e no teatro, classificou Autran como um grande mestre. "Ele era quase como alguém da família, é uma pena ter terminado o tempo dele por aqui", afirmou.
Entre as autoridades presentes nesta manhã estava o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Ele chamou Autran de "grande mestre do teatro brasileiro. "Paulo Autran era sua excelência, a palavra. Aprendi muito com ele, desde as pausas e as entonações até os monocórdios", mencionou.
Também bastante comovido, o ator e dramaturgo Juca de Oliveira comandou a última homenagem a Paulo Autran no velório, em uma declaração de agradecimento à contribuição do ator ao teatro brasileiro:
"Obrigado sobretudo à auto-estima que você deixou ao ator brasileiro. Depois de você somos mais respeitados. Você jamais será esquecido e, oxalá as próximas gerações se balizem sempre no seu exemplo, nas suas virtudes", disse Oliveira, seguido por uma longa salva de palmas que acompanhou o corpo de Autran enquanto foi levado até o carro que o transportou ao Crematório da Vila Alpina.
A cerimônia no local, no início da tarde deste sábado, foi fechada e realizada apenas com a presença de amigos e familiares. Mas as cortinas do salão foram abertas para que a imprensa e populares pudessem acompanhá-la. O corpo do ator deve ser cremado amanhã pela manhã. Segundo a atriz Karin Rodrigues, Autran manifestou o desejo de ser cremado, mas não indicou um destino para as suas cinzas. "A verdadeira crença do Paulo era no ser humano e na arte", resumiu.
Vinícius Pinheiro
|
|