UOL Entretenimento Notícias

20/02/2007 - 14h06

Ilha de São Vicente, Cabo Verde, tem Carnaval à brasileira

Cidade da Praia, 20 Fev (Lusa) - Cabo Verde, principalmente nas ilhas de Santiago, São Vicente e São Nicolau, festeja nesta terça-feira seu Carnaval, com desfiles pelas ruas e prêmios em dinheiro para os melhores grupos.

No país, a ilha com maiores tradições carnavalescas é São Vicente, onde o Carnaval do Mindelo é dos mais conhecidos e faz lembrar o que se faz no Brasil. Nesta tarde desfilarão quatro grupos, que concorrem a um primeiro prêmio de 400 contos (R$ 11 mil).

No fim-de-semana já desfilaram as crianças, com a particularidade de na maior parte dos casos os trajes que usaram terem sido feitos com a ajuda dos próprios.

O meio ambiente, a história da água e a luta contra o racismo e a descriminação foram alguns dos temas levados para as ruas pelos mais novos.

Na ilha de São Nicolau, o Carnaval é mais simples, com grupos apresentando carros alegóricos recorrendo a materiais recicláveis. À semelhança de outros anos também neste Carnaval os primeiros desfiles, do fim-de-semana, foram criticados pelo atraso de horas na saída dos grupos (depois já de meia noite), com os organizadores justificando com "atrasos de última hora".

Em Santiago, na Cidade da Praia, onde também no fim-de-semana já se assistiu ao desfile das escolas da capital, na tarde desta terça-feira desfilar pela Avenida Cidade de Lisboa três grupos carnavalescos.

A história de Cabo Verde e da África será contada por dois dos grupos, enquanto o terceiro desfila com temas como o meio ambiente e a reciclagem de produtos.

Em Cabo Verde, esta terça-feira tem a tarde facultativa em todas as ilhas, exceto na ilha de São Vicente, onde a folga é para o dia inteiro.

Na quarta-feira, invertem-se as situações: São Vicente tem tolerância de ponto meio-dia e nas outras ilhas é como se fosse feriado. A quarta-feira de cinzas é aproveitada em Cabo Verde para as famílias confraternizarem e comer o prato tradicional desta época: peixe seco com couves e batatas.

Compartilhe:

    Fale com
    UOL Entretenimento

    Siga UOL Entrete

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host