A capa pode ser azul, mas "O Maravilhoso Livro das Meninas" evoca um mundo rosa antigo, antes de a cor virar marca registrada da boneca Barbie. Espécie de versão feminina de "O Livro Perigoso para Garotos" - lançado em 2007 com sucesso de vendas -, o livro é um compêndio retrô das coisas que a vovó fazia, da boneca de pano à água de rosas.
 Capa da edição brasileira de "O Maravilhoso Livro Das Meninas", de Rosemary Davidson e Sarah Vine |
As "coisas de menina" tratadas no livro podem fazer alguns torcerem o nariz. Afinal, não é só por cozinha, costura, jardinagem e maquiagem que uma garota se interessa. Mas nada a impede de gostar disso também. Além do mais, saber alinhavar ou pregar um botão pode ser muito útil em diversas situações do cotidiano e não há nada de mau em conhecer ervas e flores ou cultivar uma jardineira.
Em lugar de consumir, a ordem aqui é pôr a mão na massa, e o livro é todo pontuado com exemplos passo a passo. Há um pouco de tudo, desde fazer um simples ovo mexido até a dicas para escrever e encenar uma peça de teatro. Atividades ao ar livre, como piquenique e escalada, além dos bons e velhos jogos de amarelinha, cabra-cega e queimada são outras recomendações do livro. Evidentemente, o shopping center não tem vez.
O livro inclui pequenos glossários, como os de "jardinês" e "teatrês", além de curiosidades e exemplos famosos sobre diversos assuntos. Primeiros socorros se sucedem a pitadas de esoterismo (astrologia e quiromancia), batata assada na fogueira e as estrelas do cruzeiro do sul estão a uma página de distância.
Entre os capítulos temáticos, há breves perfis de "Grandes Amores", como Romeu e Julieta, Dom Pedro e Inês de Castro, Marco Antônio e Cleópatra, e de "Mulheres Inspiradoras", entre elas a revolucionária Anita Garibaldi e a psiquiatra Nise da Silveira. Como se nota, a edição brasileira inclui textos e segmentos adaptados aos personagens e à cultura local. Outro exemplo disso é o trecho sobre o Carnaval e as Festas Juninas.
Embora seja retrô, o texto do livro não cai na nostalgia gratuita do tipo "aqueles eram bons tempos". Apenas apresenta de modo natural alguns comportamentos que as grandes cidades e novas tecnologias parecem ter legado ao esquecimento no cotidiano de meninas e meninos.
As autoras são as britânicas Rosemary Davidson e Sarah Vine. A primeira é editora e escritora de livros infantis. A segunda, jornalista que escreve para o Times.
"O Maravilhoso Livro das Meninas"
Autoras: Rosemary Davidson e Sarah Vine
Tradução: Rosemarie Ziegelmaier
Editora: Globo
Preço: R$ 49,90
- Mais
- "A Cabeça do Italiano" é retrato espirituoso da Itália moderna
- Almanaque traça panorama da obra de Machado de Assis
- "Porca Memória" traz crônicas sobre a estrelada cozinha basca
- Livros ensinam a ler as grandes obras de Shakespeare, Borges e Dante
- Americano faz humor com o "estilo de morte" de famosos e anônimos
- Espanhol recria livro infantil perdido de Kafka
- "O Visitante Noturno" reúne contos fantásticos do enigmático autor de "Sierra Madre"
- Clássico sobre a Alemanha nazista, "Ascensão e Queda do Terceiro Reich" ganha nova edição
- Livro conta a verdade sobre a medicina do seriado "House"
- Relançamentos de Jorge Amado são enriquecidos com eventos e comentários de escritores
- Livro ironiza a moda mais equivocada de Hollywood
- "Desejo & Reparação" é convite para ler mais Ian McEwan
- Seis livros para conhecer melhor Bob Dylan
- 200 anos depois, D. João 6º invade bibliotecas brasileiras
- Professor francês ensina "como falar dos livros que não lemos"
- "Beijo," traz o humor negro do autor de "Fantástica Fábrica de Chocolate"
- Hillary Clinton e Barack Obama disputam até mercado editorial
- Versões "pocket" de livros de arte e fotografia cabem no bolso
- Livro "O Falecido Mattia Pascal", do italiano Luigi Pirandello, ganha nova tradução brasileira
- Com vocação pop, guias "Rough Guide" e "Time Out" saem em português
- Livro "Julie & Julia" mostra o lado mais imperfeito, humano e divertido da culinária
- Editoras "encaixotam" lançamentos de livros e apostam no apelo visual