Topo

Família de Thatcher rejeita convite para pré-estreia de "A Dama de Ferro"

04/01/2012 15h01

Londres, 4 jan (EFE).- A família de Margaret Thatcher rejeitou o convite para acompanhar nesta quarta-feira a pré-estreia do filme "A Dama de Ferro", o qual apresenta a atriz americana Meryl Streep no papel da ex-primeira-ministra britânica.

Em entrevista à "BBC", a diretora do filme, Phyllida Lloyd, explicou que os dois filhos de Margaret Thatcher, Carol e Mark, foram os primeiros a serem convidados para ver o filme depois de pronto, porém, eles acabaram rejeitando essa oportunidade.

"Posso entender essa decisão. É normal que eles não queiram assistir este filme em público", explicou Phyllida, que, apesar da distância da família da ex-primeira-ministra, afirmou que o roteiro foi inspirado na autobiografia de Carol Thatcher, a filha da popular líder conservadora.

"A Dama de Ferro" recebeu muitas criticas dos antigos colaboradores e amigos de Thatcher, isso pelo fato do filme abordar a "demência senil" que afetava a ex-premiê. Mas, os responsáveis pelo filme se defendem ao garantir que a personagem é retratada com muita dignidade.

Na noite desta quarta-feira, todas as equipes do filme, incluindo Meryl Streep e Jim Broadbent, vão assistir a essa sessão de pré-estreia em Londres. Porém, "A Dama de Ferro" só chegará aos cinemas britânicos na próxima sexta-feira.

O filme biográfico narra a história de Margaret Thatcher, a primeira mulher que assumiu a liderança do Partido Conservador e o posto de primeira-ministra, cargo que ostentou durante mais de 11 anos.

A trama de "A Dama de Ferro", de Phyllida Lloyd, apresenta Margaret Thatcher já idosa e debilitada psicologicamente. Posteriormente, enquanto dialoga com seu inseparável marido, o qual já se encontra morto, a ex-primeira-ministra recorda os capítulos mais importantes de sua carreira política.

Trata-se de um dos personagens mais controvertidos da história do Reino Unido e, por isso, a estreia do filme gera uma enorme expectativa no público britânico.