Topo

Bob Dylan expõe suas pinturas pela 1ª vez em Nova York

Detalhe da acrílica sobre tela "Favela Villa Broncos", de Bob Dylan (02/09/2010) - AP
Detalhe da acrílica sobre tela "Favela Villa Broncos", de Bob Dylan (02/09/2010) Imagem: AP

20/09/2011 16h52

NOVA YORK, EUA - O desconhecido lado pictórico do cantor americano Bob Dylan chega pela primeira vez em Nova York com a exposição "The Asia Series", uma mostra de 18 desenhos e pinturas que o autor de "Knockin' on Heaven's Door" realizou após suas viagens ao continente asiático.

"A pintura de Dylan está marcada pelo mesmo objetivo de renovação que caracteriza sua lendária música", declarou em comunicado a galeria Gagosian, que recebe a exposição de Dylan desta terça-feira até o próximo 22 de outubro.

As pessoas, as ruas, a arquitetura e as paisagens de lugares como Japão, China, Vietnã e Coreia, marcam a coleção de desenhos e pinturas do cantor, que geralmente costuma se dedicar aos desenhos quando viaja. As obras são registros de "um agudo observador", como define os responsáveis pela galeria.

"Dylan trabalha a vida real para retratar os fenômenos do dia-a-dia de um modo que se parecem frescos, novos e misteriosos", detalhou a galeria, que acolhe assim a primeira exposição de pintura do lendário compositor.

Em "The Asia Series", o público pode encontrar retratos com detalhes específicos dessa cultura, como em "Mae Ling", "Cockfight" e "The Bridge", enquanto outros desenhos mais "críticos" desvelam personalidades e situações, como "Opium" e "La Belle Cascade".

Aliás, essa última obra "parece uma interpretação de 'Le Déjeuner sur l'Herbe' de (Édouard) Manet, mas, na realidade, é um retrato cenográfico de um salão de jogos de Tóquio", destacaram os curadores da galeria.

Apesar de já ter recebido o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes (2007) e desenhar desde a década de 1960, época na qual se transformou em um dos principais nomes da música, Dylan começou a expor suas obras há quatro anos com a série "The Drawn Blank Series", na Alemanha.

Um ano depois, em 2008, o cantor norte-americano levou para o Statens Museum de Copenhague uma exposição inspirada no Brasil, intitulada "The Brazil Series".