Topo

Cinco peças históricas são exibidas pela primeira vez em museus britânicos

20/01/2011 18h49

A exposição "First Time Out" traz peças históricas dos acervos de cinco diferentes museus britânicos. Esta será a primeira vez que as peças serão expostas ao público.

Cada objeto será exposto por um perído em cada uma das instituições participantes. E cada vez que o artefato mudar de endereço, um novo texto será escrito para acompanhá-lo. A ideia é que um novo olhar seja lançado pelos diferentes especialistas de cada museu ao escrever um novo texto de acompanhamento.

O Museu de História Nacional traz ao público o crânio e mandíbula de um lêmur gigante, extinto há mais de 2 mil anos.

Já o Jardim Botânico Kew Gardens exibe um quadro japonês que é também uma amostra da própria planta representada na pintura. A base do quadro é feita com a madeira de cada uma das espécies retratadas.

O público também poderá ver pela primeira vez o remo de madeira da Ilha de Páscoa que, segundo especialistas, teria sido usado em rituais de fertilidade.

O Museu de Ciências exibe uma seleção de brinquedos que faziam parte da coleção da psicoterapeuta infantil Margaret Lowenfeld.

Exemplares de remédios levados à Amazônia no início do século pelo explorador sueco Livingstone também fazem parte da exposição.