Topo

Saiba mais sobre o poeta sueco Tomas Tranströmer, vencedor do Nobel de Literatura 2011

06/10/2011 08h39

O vencedor do Nobel de Literatura de 2011 Tomas Tranströmer é um poeta sueco, cujos trabalhos surrealistas sobre os mistérios da mente humana o colocam como um dos mais importantes escritores escandinavios desde a Segunda Guerra Mundial.

A academia sueca diz que reconheceu o poeta de 80 anos “pois, através de suas imagens condensadas e translúcidas, ele nos deu um acesso fresco à realidade.”

Em 1990, Tranströmer sofreu um derrame, o que o deixou paralizado, e impossibilitado de falar, mas ele continuou a escrever, e publicou a coleção de poemas “The Great Enigma” em 2004.

Tranströmer tem sido um favorito permanece ao prêmio de 10 milhões de coroas (US$ 1,5 milhão), e nos últimos anos, jornalistas suecos têm esperado do lado de fora de seu apartamento em Estocolmo no dia da entrega do Nobel de Literatura.

O mais famoso trabalho de Tranströmer inclui “Windows and Stones” de 1966, em que retrata temas de suas muitas viagens, e “Baltics” de 1974.

Seu trabalho foi traduzido para mais de 50 linguas, e influenciou poetas ao redor do mundo, particularmente na América do Norte.

Desde 1950, Tranströmer tem uma grande amizade com o poeta americano Robert Bly, que traduziu muitos de seus trabalhos para o inglês. Em 2001, a editora Bonniers publicou a correspondência entre os dois escritores com o livro “Air Mail”.

No início deste ano, a Bonniers lançou a coleção dos trabalhos do escritor feitos entre 1954 e 2004 para celebrar o aniversário de 80 anos do poeta.

Nascido em Estocolmo, em 1931, Tranströmer cresceu sozinho com sua mãe, que era professora, após a separação de seu pai, um jornalista. Ele começou a escrever poesia enquanto estudava na escola Sodra Latin em Estocolmo, e seu primeiro trabalho foi com a coleção “17 poemas”, quando tinha 23 anos.

Ele tem um diploma em psicologia da Universidade de Estocolmo e mais tarde dividiu seu tempo entre a poesia e seu trabalho como psicólogo.