Topo

Morre Eva Zeisel, uma das ceramistas mais famosas do mundo

01/01/2012 16h20

BUDAPESTe, Hungria, 1 Jan 2012 (AFP) -Morreu aos 105 anos, no dia 30 de dezembro, em Nova York, uma das ceramistas e designers mais famosas do mundo - a americana de origem húngara Eva Zeisel, anunciou neste domingo o portal da artista na internet, o Eva Zeisel Forum.

Inspirada, principalmente, na escola alemã Bauhaus da década de 1920 e pela Nova Arte russa, Zeisel realizou mais de 100.000 peças de cerâmica e outros objetos.

A fama chegou na década de 1940 com seu serviço de mesa "Town and Country", atualmente propriedade do British Museum de Londres. O galheteiro tornou-se, depois, um ícone da arte.

Sua primeira grande exposição foi realizada no Museu de Arte Moderna (MOMA) de Nova York, em 1946.

Com as formas curvas e fluídas de suas peças, Zeisel trouxe humanidade e sensualidade à arte da cerâmica, à olaria e à porcelana.

Nasceu no dia 13 de novembro de 1906 em Budapeste com o nome de Eva Amalia Striker, de uma próspera família judaica da indústria têxtil.

Dedicou-se logo à cerâmica, arte que aperfeiçoou na Alemanha e, posteriormente, na Rússia, onde se instalou em 1932.

Quatro anos mais tarde, foi vítima da repressão stalinista. Detida por uma suposta tentativa de assassinato de Joseph Stalin, foi presa, em regime de isolamento, durante 16 meses, sendo liberada sem que se saiba bem por quê, quando ela mesma aguardava a execução.

Refugiou-se em Viena, em 1938, onde se casou com o advogado austríaco Hans Zeisel. Seis meses mais tarde, precisou fugir, depois da anexação da Áustria pela Alemanha nazista. Foi para Londres e, depois, para Nova York.

Sua história inspirou o escritor britânico de origem húngara Arthur Koestler no livro "O Zero e o Infinito" ("Darkness at Noon", 1941) no qual ajusta contas com o movimento comunista e com o stalinismo.