Topo

Brasileiro Artur Barrio ganha Prêmio Velázquez de artes plásticas

O artista Artur Barrio durante entrevista na Vila Madalena, em São Paulo (SP) (31/05/2005) - Flávio Florido / Folhapress
O artista Artur Barrio durante entrevista na Vila Madalena, em São Paulo (SP) (31/05/2005) Imagem: Flávio Florido / Folhapress

10/05/2011 11h49

MADRI, 10 Mai 2011 (AFP) -O artista Artur Barrio, brasileiro de origem portuguesa, foi homenageado nesta terça-feira com o Prêmio Velázquez 2011 de artes plásticas, concedido anualmente pelo ministério espanhol de Cultura, que reconheceu "a universalidade de sua linguagem, desenvolvida através de materiais não convencionais, crus, perecíveis e degradáveis".

A obra de Barrio "explora o efêmero e o transitório, interessando-se pelos efeitos simbólicos e pela aparição de uma beleza inesperada" através de ações, performances, instalações e vídeos, indicou o ministério.

Nascido em 1925, Artur Barrio iniciou sua carreira como pintor, mas no final dos anos 60 começou a experimentar com instalações feitas com lixo, materiais orgânicos e outros objetos.

O prêmio Velázquez, que entrega 125 mil euros, tem como objetivo fomentar os laços entre a cultura e criação artística dos povos iberoamericanos.