Topo

Facebook exclui usuário que expôs obra "A Origem do Mundo", de Courbet, em seu perfil

"A Origem do Mundo" (1866), de Gustave Courbet - Reprodução
"A Origem do Mundo" (1866), de Gustave Courbet Imagem: Reprodução

16/02/2011 19h06

COPENHAGUE, 16 Fev 2011 (AFP) -O artista dinamarquês Frode Steinicke foi excluído do Facebook por expor em seu perfil o quadro "A Origem do Mundo", que exibe um close do sexo feminino, pintado em 1886 pelo francês Gustave Courbet, denunciou esta quarta-feira o próprio afetado pela medida.

O Facebook desativou o perfil, explicando que expor este quadro violava o regulamento da rede social.

"É uma censura sem razão porque este quadro famoso, que faz parte da herança cultural francesa, estava destinado a ilustrar meus comentários sobre uma transmissão da DR2", o segundo canal público da televisão dinamarquesa, que tratou do tema "sexo nu", declarou Steinicke à AFP.

O Facebook desativou rapidamente o perfil do usuário, explicando que as regras do site de relacionamento impedem, entre outras coisas, o nudismo, para assegurar que a página "permaneça um meio virtual seguro para visitar, inclusive, para as muitas crianças que o utilizam".

O artista dinamarquês assegurou que "desconhecia as regras" do Facebook.

Posteriormente, o perfil foi reativado, mas sem reproduzir a tela de Courbet, "uma de suas obras-primas", exposto em Paris e que, segundo Steinicke, "não tem nada de pornográfico".