Centrado na idéia de "celebração", o espetáculo "Fuerzabruta" -- dos criadores do grupo argentino De La Guarda -- estréia esta quarta-feira (24) em São Paulo, onde faz temporada até 12 de outubro.
"Há muita inspiração no Carnaval, em festa, no teatro primitivo", conta Diqui James, criador e diretor artístico da peça, explicando que ao usar a expressão "primitivo" refere-se à "emoção das pessoas".
"Para mim sempre foi muito importante fazer um espetáculo no qual qualquer um pudesse se emocionar", diz, relembrando o motivo pelo qual fundou o De La Guarda. "Éramos um grupo de garotos de Buenos Aires que queria fazer teatro, mas o teatro nos aborrecia, parecia chato".
Em "Fuerzabruta", o "aborrecimento" citado por James dá espaço a um espetáculo com muita ação. Garotas penduradas em cabos correm, aos gritos, perpendicularmente ao chão sobre uma cortina, performers quebram placas de isopor na cabeça uns dos outros e uma estrutura de plástico com água se movimenta em direção ao chão -- e ao espectador -- com garotas nadando em seu interior.
O roteiro dessa seqüência é delineado, mas não há tema nem um texto a ser seguido e, de acordo com o performer Martin Buzzo, é possível "criar" durante cada apresentação. "A melhor coisa do 'Fuerzabruta' é que é um espetáculo vivo", acredita ele.
"[O show] é mais parecido com cinema do que com teatro, é muito rápido e a edição dele é muito importante", explica Diqui James.
"Fuerzabruta" atualmente envolve o trabalho de James, de Gaby Kerpel -- responsável pela trilha sonora da peça, que mescla música eletrônica e world music --, de 12 performers e uma equipe de 50 pessoas para cuidar somente da estrutura do espetáculo, com duração de 70 minutos.
"Estreamos em Buenos Aires [em 2005] e até hoje o show mudou todo. Esse espetáculo que estamos apresentando no Brasil é o original", conta James, que mantém atualmente em Nova York um "Fuerzabruta" com estrutura menor. Além dos EUA, o espetáculo já foi apresentado na Inglaterra, no México, em Portugal, Colômbia, Escócia e Alemanha.
::
Veja fotos do espetáculo argentino "Fuerzabruta"::"Fuerzabruta" fica em cartaz em uma tenda com capacidade para 1.100 pessoas armada no parque Villa-Lobos, de 24 de setembro até 12 de outubro, e pode ser assistido de terça-feira a domingo.
A organização do espetáculo aconselha ao público não usar salto alto e trajar roupas confortáveis, visto que a platéia participa da peça.
"FUERZABRUTA" EM SPQuando: de 24/9 a 12/10, de terça-feira a domingo (terças, quartas, quintas e sextas às 21h; sábados às 18h e 21h; domingos às 17h e 20h)
Onde: parque Villa-Lobos (av. Queiroz Filho, s/nº)
Quanto: de R$ 120 (terças, quartas e domingos às 20h) e R$ 150 (quintas, sextas, sábados e domingos às 20h). Ingressos à venda pelo site www.ticketmaster.com.br. Informações sobre a venda pelo telefone 0/xx/11 6846-6000. Crianças entre 8 e 12 anos podem entrar desde que acompanhadas de pais ou responsáveis.