Simultâneo ao lançamento de
"Encarnação do Demônio", filme que completa trilogia de Zé do Caixão, personagem do cineasta José Mojica Marins, chega às bancas o livro em quadrinhos "Prontuário 666 - Os Anos de Cárcere de Zé do Caixão".
Lançado pela Conrad na última quarta-feira (6), o trabalho de Samuel Casal e Adriana Brunstein tem função didática: narra
os acontecimentos da vida de Zé do Caixão entre o segundo filme da trilogia, "Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver" (1967), e o terceiro. São os "anos de cárcere" que dão nome ao livro, 40 anos em que Zé do Caixão passou em uma penitenciária.
"Foi vista uma lacuna entre o segundo filme e o terceiro e, como o Mojica tem atração por quadrinhos, resolvemos criar essa ligação que é o livro", conta o desenhista Samuel Casal. "Prontuário 666" foi idealizado por Paulo Sacramento, produtor de "Encarnação do Demônio".
A lacuna a qual o desenhista se refere é preenchida no livro com histórias sobre a rotina de Josefel Zanatas, o Zé do Caixão, na Casa de Detenção em São Paulo, onde ele se encontra preso. Lá, Josefel usa os detentos como cobaias para seus experimentos científicos, que têm como objetivo final a obsessão do personagem: gerar um filho perfeito. A história se passa em 1988.
"O livro marca também a volta de Zé do Caixão aos quadrinhos", garante José Mojica Marins. Além do cinema, o personagem já teve presença constante em HQs, embora hoje isso seja menos conhecido.
Entre as décadas de 1960 e 1970, o personagem era a atração da revista "O Estranho Mundo de Zé do Caixão", nome também de filme e programa de TV de Mojica. Com desenhos em sua maioria do italiano radicado no Brasil Nico Rosso (1910 - 1981) e roteiros de Rubens Francisco Lucchetti, a revista de terror trazia quadrinhos, contos e fotonovelas.
"Entre 1968 e 1970, duas editoras lançaram três revistas que tinham Nico Rosso e Rodolfo Zalla como ilustradores dos roteiros de R. F. Lucchetti: Prelúdio, com 'O Estranho Mundo de Zé do Caixão' e 'Zé do Caixão no Reino do Terror', e Dorkas, também com 'O Estranho Mundo'. Em 1987, a L&PM publicou um belo álbum com seleção de histórias feitas por Lucchetti", detalha o pesquisador Gonçalo Junior, autor dos livros "A Guerras dos Gibis" e "Biblioteca dos Quadrinhos".
Assim como os filmes, os quadrinhos de Zé do Caixão também foram censurados pela ditadura militar, mas em menor medida. "Em 26 de janeiro de 1970, quando o governo baixou decreto para censurar publicações, principalmente eróticas, as revistas com o Zé do Caixão foram incluídas em uma lista de 54 títulos que deveriam ser banidos das bancas", conta Gonçalo Junior. "[O roteirista Rubens Francisco] Lucchetti era ousado e subversivo o suficiente para não se auto-censurar e levar para os quadrinhos cenas chocantes", opina o pesquisador.
O jornalista Ivan Finotti, co-autor da biografia "Maldito - A Vida e o Cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão", acredita que "seja qual for a razão, muitas coisas passaram desapercebidas porque a censura não considerava as HQs relevantes", o que possibilitou que a citada ousadia dos roteiros de Lucchetti por vezes se safasse da censura e chegasse aos leitores.
Em "Prontuário 666", como no filme recém-lançado, "houve uma atualização, uma releitura" do personagem, explica Samuel Casal. "Me procuraram pela identificação do clima do meu trabalho com o trabalho do Zé do Caixão", diz o autor, que já quadrinizou poema de Augusto dos Anjos e desenhou para a série "Contos Bizarros" da revista "Superinteressante", da ed. Abril.
Para José Mojica Marins, Casal fez um trabalho "fora de série". "Se não fosse Casal, gostaria que Colonnese desenhasse o personagem, fiquei sabendo que ele ainda é vivo", disse, fazendo referência ao italiano Eugênio Colonnese, cuja maior criação no universo do terror é a vampira Mirza. O
desenhista morreu na madrugada desta sexta-feira (8) aos 78 anos, um dia após entrevista de José Mojica Marins concedida ao UOL por telefone.
"PRONTUÁRIO 666 - OS ANOS DE CÁRCERE DE ZÉ DO CAIXÃO"Autores: Samuel Casal (desenhos e roteiro) e Adriana Brunstein (roteiro)
Editora: Conrad
Preço: R$ 24