UOL Entretenimento Notícias

09/10/2007 - 17h01

"Betina Botox é uma guardiã dos princípios da noite", afirma o ator Roberto Camargo no BP UOL

Da Redação
Um dos fundadores da "Terça Insana", Roberto Camargo participou do Bate-papo com Convidados UOL desta terça (9). Ao falar sobre o depoimento da personagem Betina Botox para a série de esquetes "Confissões Insanas", da TV UOL, o ator definiu Betina como "uma guardiã dos princípios da noite", já que foi criada a partir da observação de frequentadores de casas noturnas.

"Betina é colorida, sensível e representa todas as diferenças que encontramos nas mais variadas tribos urbanas, minha grande fonte de inspiração. Por ser assim, a falta de educação e a invasão do espaço alheio deixam ela bastante incomodada. Betina mistura Glorinha Kalil -por querer que todos sejam educados e dar 'aulas' de etiqueta- com Heloísa Helena -pela sua postura cívica", explicou.

O gaúcho concordou com a colega de elenco Grace Gianoukas que as diretrizes básicas e mais importantes da trupe são fazer humor sem preconceito, com qualidade e originalidade.

Respondendo perguntas do jornalista Marcelo Tas e dos internautas, o ator confessou ter aplicado botox duas vezes, destacou outros personagens que apresenta na peça, revelou que fora dos palcos é bastante tímido e disse acreditar que um dos motivos da "Terça Insana" ter tanto sucesso é a constante renovação de elenco, personagens e conteúdo.

Ainda comentando sobre os seis anos em cartaz e as viagens constantes feitas pelo grupo, Roberto brincou: "Estamos parecendo uma banda de axé. Com até duas apresentações por noite".



Leia a seguir a íntegra do bate-papo que contou com a participação de 271 internautas.

(03:07:45) Roberto Camargo: É um prazer estar aqui...

(03:09:51) Marcelo Tas: Qual a graça e dificuldade de ser o mestre de cerimônias?
(03:11:50) Roberto Camargo: Tem muita dificuldade, principalmente para mim que sou um tímido dos mais tímidos. Fazendo personagens nos protegemos, temos uma história e um texto que de certa forma nos protegem. No começo eu era muito apavorado com esta idéia. A Grace me viu fazendo um mestre de cerimônias francês no XPTO e me chamou, mas só fiz com este sotaque no começo.
(03:14:06) Roberto Camargo: No Terça Insana eu faço os personagens Igor Magal, Pequeno Príncipe, Aderbal Jurema, Boliviano... O Pequeno Princípe que tem um jeito malandro. Estou em São Paulo há 11 anos, desde 1996.

(03:06:12) insana: Roberto, vc é o máximo em todos os seus personagens, mas como Betina vc não tem pra ninguém...

(03:05:32) João Paulo: Boa tarde Roberto. Parabéns pelo personagem Betina Botox. Uma verdadeira fonte de inspiração para as atitudes corretas da vida.
(03:15:53) Roberto Camargo: Sobre a Betina Botox: Na verdade ela é muito sensível e muito ela própria. A consequência disso é que ela sofre por ser tão verdadeira e intensa. É óbvio que ela representa a diferença, as pessoas que são mal educadas, com ela são muito mais. Então ela pretende despertar a existência do outro. Estamos há seis anos com o Terça Insana e me admira o grau de aceitação da Betina. Ela não agrada apenas os gays, mas crianças, pais e mães. De uma certa forma ela representa todo tipo de diferença e discriminação. Os próprios adolescentes se identificam com ela. O grande diferencial que faz com que os personagens sejam aceitos e que eles não vêm para criticar, mas para dar voz aos excluídos e diferentes. Por que não poder ser assim também? Também é mostrar o ridículo que é caçoar destas pessoas. O humor que mais vemos na TV é o humor preconceituoso. Acho que isto não é o que o público quer ver. Senão não seríamos este sucesso.

(03:33:16) Geovanna/UOL:

Roberto Camargo fala sobre Betinha Botox no Bate-papo (Derek Sismotto/UOL)

(03:18:13) Marcelo Tas: Betina Botox já lhe deu alguma dor de cabeça?
(03:20:16) Roberto Camargo: Quando entrei para o Terça Insana eu só fazia três entradas do mestre de cerimônias que eram escritas pela Grace. E um dia ela chegou e me disse que eu iria fazer uma bichinha. E ela entraria em cena me batendo, só que entrou batendo mesmo.... Esta foi a dor de cabeça. A Betina é uma guardiã dos princípios da noite. É um pouco de Glorinha Kalil, não deixa de dar etiqueta.

(03:20:16) Marcelo Tas: E você, já colocou botox?
(03:21:55) Roberto Camargo: A Betina Botox tem este nome devido a sonoridade mesmo. Mas eu já coloquei botox duas vezes. Porém não gostei, deu uma travada no sorriso. As pessoas colocam em nome da aparência, da roupa nova do rei. Acho que não compensa tanto esse culto a juventude eterna. Temos que envelhecer bem. Aceitando a idade que temos.
(03:22:52) Roberto Camargo: Este mês estamos completando seis anos de Terça Insana. Eu estou desde o primeiro dia. De gaúchos agora só tem eu e a Grace...

(03:21:47) gustavocerri: Como vc compõe um personagem? Como se dá o processo de criaçao?
(03:26:17) Roberto Camargo: gustavocerri, cada ator tem o seu método. Normalmente parto de algum tipo de imitação. Tenho uma facilidade para reproduzir sons, maneiras de falar e sotaques. Então normalmente eu parto disso e também do gestual. Quando pegamos a imitação de alguém nós transformamos em outra coisa. É o caso do Igor Magal. Quanto a mim, sou tímido para falar fora do palco. As pessoas não acreditam, só percebem quando vão falar comigo. Eu procuro fazer com que todos os personagens fiquem bem distantes da minha pessoa, mas claro que tem algo de mim, porque senão não seria verdadeiro.

(03:35:41) Geovanna/UOL:

Roberto Camargo fala sobre Betinha Botox no Bate-papo (Derek Sismotto/UOL)

(03:24:44) Franco: Como vc se sente fazendo papéis que apesar de pequenos tomam tanta proporção?
(03:29:22) Roberto Camargo: Franco, os meus papéis não chegam a 10 minutos. Eu sou uma pessoa sucinta, não gosto de enrolar. Eu falo com poucas palavras. Entro no palco de uma forma forte e saio.

(03:25:06) Manel: O Terça Insana acaba sendo uma grande escola de humor, não acha?
(03:31:48) Roberto Camargo: Manel, acho que por enquanto chamar o Terça Insana de escola é pretensioso, mas tem influênciado muita gente. E se tornou uma espaço alternativo de se veicular idéias. Inclusive tem pessoas que copiam descaradamente. Acho isso de uma grande falta de criatividade.

(03:26:56) Te Vejo Guarulhos: O que vc acha de alguns comediantes de teatro serem convidados para atuarem na TV com papéis criados fora da Telinha??? O que vc acha sobre isso?
(03:34:03) Roberto Camargo: Te Vejo Guarulhos, é muito legal os comediantes trabalharem na TV. A TV é um super veículo de divulgação deste trabalho. Mas eu tenho visto coisas maravilhosas no teatro que foram para a TV e perderam a graça, foram muito cerceadas. O ideal é que se possa fazer na TV algo que tenha a sua cara, que seja de sua autoria sem ser censurado...
(03:36:19) Roberto Camargo: Nós já gravamos todas as séries do "Confissões Insanas". Tem muita novidade. Agora temos fãs que nunca foram para o Terça Insana no teatro, só nos conhecem do Youtube.

(03:32:31) Cassi: Como é a sua rotina de ensaios, preparações físicas, mentais etc.?
(03:38:23) Roberto Camargo: Cassi, são muito mais mentais do que físicas. E muito mais reuniões de criação do que de propriamente ensaios. Antes de começar um tema novo nós nos reunimos de duas a três semanas. Como estamos sempre viajando, isto pode acontecer no hotel, no avião, na van... E também temos dois ensaios técnicos. Eu decoro tudo, morro de medo de errar. Se deixar para fazer em cima da hora ficarei inseguro. Cada ator é autor de seus personagens e de seus textos, mas rola muita troca de idéias.

(03:37:51) Geovanna/UOL:

Betina Botox surta com a falta de educação das pessoas (Reprodução)

(03:28:27) Manel: Nunca experimentou explorar/caricaturar personagens políticos, já que o Brasil é tão rico nesse tema?
(03:40:15) Roberto Camargo: Manel, eu não tenho esta veia. A Agnes Zuliani é a nossa especialista. Eu vou mais no comportamento e nas tribos urbanas. Faço o Pequeno Príncipe e o Peter Pan tirando da fantasia e contextualizando no hoje. O Peter Pan tem 49 anos, mas não cresceu. Então resolve ir para Londres, mas não consegue fazer nada por causa de seu tamanho. Daí resolve ir para o Brasil porque aqui tem adultos infantilizados.

(03:33:43) junior: Grande parte da população brasileira conhece o DVD do Terça Insana e viram grandes atuações de Luiz Miranda e Otávio Mendes. Roberto Camargo, como é ver essa renovação constante da Terça Insana e às vezes perdendo grandes personagens? eh positivo pro Terça Insana?
(03:41:34) Roberto Camargo: junior, é positivo porque tudo o que move, anda, se renova. E isto aumenta o nosso público e renova o nosso trabalho. Claro que sentimos falta dos atores que saíram. Eu sinto muita falta da Graziella Moretto. A vida é assim, encontros e despedidas.

(03:36:33) Darwin: Roberto, a Betina nas confissões dessa semana fala da falta de educação. Além dos exemplos que a Betina citou, o que mais te imcomoda na falta de educação popular?
(03:43:43) Roberto Camargo: Darwin, são tantas coisas. Resumindo, é a invasão sonora ou física do espaço alheio. E também que há pessoas que não tem preocupação com a cidade, com o ambiente.

(03:40:21) Geovanna/UOL:

Clique aqui para assistir Betina Botox no "Confissões Insanas"

(03:40:55) kito: Atualmente todos os atores que se apresentam no Terça Insana são apenas convidados? No início era aberto para atores que tinham alguma coisa legal pra apresentar. Isso ainda é possível?
(03:46:48) Roberto Camargo: kito, é possível. Desde que a Terça Insana surgiu, toda a semana tinha mais de um convidado. Aí passou a ser apenas um convidado por show e depois passou a ser um por mês. Estamos trabalho em um ritmo muito grande, às vezes fazendo duas sessões por noite, tipo banda de axé. Para quem quiser mandar algo para nós, aviso que tem que ser original e sem preconceito.

(03:42:05) Ivan: Boa tarde Roberto e Marcelo Tas... Queria saber sobre o personagem do surfista. O que o levou a fazer este personagem?? E como foi a "clínica" pra fazer o personagem e tal....
(03:50:31) Roberto Camargo: Ivan, o nome do surfista é Irmão Teco. É um ex-viciado em drogas que prega a religião Surfistas de Cristo. Eu acredito em Deus, não duvido da fé. Mas acho que tem um excesso de normas e condutas que acaba cerceando demais a vida das pessoas. Este excesso de religiões torna as pessoas cordeiras de um rebanho. Acho que elas tem que ser elas mesmas. Então é uma crítica geral, não está relacionada a nenhuma religião. Algumas pessoas pensando que é contra os evangélicos, mas não é. O surfista dá uma interpretação da religião muito tacanha, muito tonha...

(03:44:34) THIAGO MARINGÁ: Roberto... neste último fim de semana o Terça Insana esteve aki em Maringá. E vocês acrescentaram ao texto coisas como programas policiais da cidade ou trocar o nome de alguma favela de SP pelo nome de um bairro perigoso da cidade... Como é feito esta pesquisa de mudança de texto? Vocês pesquisam antes na internet ou quando chegam na cidade? Como é?
(03:51:18) Roberto Camargo: Thiago Maringá, normalmente procuramos algo de peculiar na cidade em que podemos tirar alguma graça. Inclusive perguntamos para as pessoas da cidade para ter uma compreensão maior. As pessoas gostam desta cor local, de ver que estamos pensando nas coisas delas.

(03:45:43) Geovanna/UOL:

Roberto Camargo fala sobre a rotina da Terça Insana (Derek Sismotto/UOL)

(03:48:03) Te Vejo Guarulhos: Roberto, vc pode nos dizer se existe alguma previsão do 2º DVD? Vcs iriam colocar personagens já extintos que não apareceram no 1º? Estamos te esperando em Guarulhos na semana que vem, no Teatro Adamastor. Abraços, Edu
(03:52:32) Roberto Camargo: Te Vejo Guarulhos, o segundo DVD está bem difícil, está na fase de captação de recursos. Diferente do primeiro que fizemos com a gravadora Trama. Então ele ficou para o ano que vem.

(03:50:46) Cassiano: Roberto, como você vê o espetáculo Terça Insana futuramente? Alguns atores deixaram o palco para atuar na TV, vc já recebeu algum convite para trabalhar em alguma emissora?
(03:54:59) Roberto Camargo: Cassiano, eu já recebi convites para participações em programas que já existem. Já fiz algumas. Como na Globo, em que fiz o Sob Nova Direção e uma participação na novela Como uma Onda. Sobre o futuro, a Deus pertence... Acho que a Terça Insana é um projeto que tem vida longa em projetos, público e elenco. Eu tenho uma afinidade muito grande com o projeto da Grace, me sinto muito satisfeito. Mas adoraria fazer televisão.

(03:53:02) eu22: Você é demais, assisti a peça de teatro Terça Insana e adorei. A Betina é fantástica, o Cupido, o Pequeno Príncipe... De todos os personagens que você fez, qual você gosta mais ??????
(03:56:07) Roberto Camargo: eu22, todos sempre me perguntam isso e eu digo que é como se fossem filhos, gosto de todos. Mas normalmente eu gosto mais do último, no caso o Magro Miranda.

(03:58:41) Geovanna/UOL:

Clique aqui para assistir Betina Botox no "Confissões Insanas"

(03:54:24) João Paulo: Roberto, o Terça Insana acabou virando uma coqueluxe entre os fanáticos porque não há uma só situação de vida em que nao conseguimos colocar algum 'jargão' falado por vocês... E voce é um verdadeiro celeiro de 'dicas'.
(03:56:41) Roberto Camargo: João Paulo, adorei saber isso. Mas muita gente fala mesmo.

(03:54:57) THIAGO MARINGÁ: Já aconteceu de você escrever um texto e achar que em determinado momento o público iria rir, mas eles não acharam a menor graça ou não entendera, a piada e você ficou com cara de tacho?
(03:58:58) Roberto Camargo: Thiago Maringá, é um risco constante que corremos. Não existe fórmula certa, estamos sempre experimentando. Mas já aconteceu... Às vezes acontece de em uma apresentação as pessoas rirem muito e na próxima com a mesma coisa não rirem tanto. Como somos carentes, percebemos isso.
(04:00:50) Roberto Camargo: Sobre a produção do Rodrigo Carelli no "Confissões Insanas": Adorei o vídeo da Betina Botox. O Rodrigo é excelente...

(03:56:12) FA_INSANO: Roberto, qual a emoção que sente ao ver o seu personagem tendo uma repercursão tão grande, como vem acontecendo com a Betina Botox?? Um beijo do Fabinho daqui de Vitória!!
(04:02:26) Roberto Camargo: Fa_insano, um beijo para Vitória. Estive aí este ano e foi maravilhoso. Quanto mais pessoas atingirmos com o nosso trabalho será ótimo, pois saberemos que está tendo eco. O que a Betina diz tem encontrado ressonância com as pessoas. Isto é maravilhoso.
(04:03:51) Roberto Camargo: Obrigado...
(04:03:52) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Roberto Camargo e de todos os internautas. Até o próximo!

Compartilhe:

    RECEBA NOTÍCIAS

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host