UOL Entretenimento Notícias

07/05/2007 - 23h11

Caixa Cultural RJ recebe mostra com 80 gravuras de Tomie Ohtake

Da Redação

Divulgação

Exposição marca os cinco anos do Instituto Tomie Ohtake (SP)

Exposição marca os cinco anos do Instituto Tomie Ohtake (SP)

Entra em exibição na Caixa Cultural do Rio de Janeiro nesta segunda, 7, a mostra "Tomie Gráfica", organizada para comemorar os cinco anos do Instituto Tomie Ohtake (SP). São 80 trabalhos da artista, realizados entre 1968 e 2005.

Considerada uma das principais pesquisadoras do formato, Tomie utiliza-se da serigrafia e da litografia desde 1968 e, em 1987, passa a trabalhar com chapas de metal.

Em 1997, destaca-se a série que fez com Haroldo de Campos, o álbum Yu-Gen, composto por doze trabalhos - imagens de Tomie e poemas de Haroldo - inspirados no Japão. Em 1999, desafia a bidimensionalidade do suporte, criando formas recortadas e montadas em vidro, transformando a gravura em objeto.

A série mais recente (2005), em formato de 220 x 30 cm, foi criada para ocupar ângulos de 90 graus, ou seja, pode ser colocada verticalmente, no teto e parede, ou horizontalmente, na quina de duas paredes. A obra avança de uma parede a outra, expandindo seu tradicional espaço de ocupação.

As gravuras de Tomie ganharam reconhecimento internacional a partir de 1972, quando foi convidada a participar da sala Grafica D'Oggi na Bienal de Veneza; além disso, participou da Bienal de Gravura de Tóquio, em 1974, tradicional mostra internacional da técnica.

TOMIE GRÁFICA
QUANDO: 7/5 a 24/6. Terça a domingo, das 10h às 22h
ONDE: Caixa Cultural RJ, Av. Almirante Barroso, 25 - Centro - RJ. Informações, tel.: (21) 2544-1099 / 2544-3029
QUANTO: Grátis

Compartilhe:

    RECEBA NOTÍCIAS

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host