UOL Entretenimento Notícias

04/05/2007 - 20h00

Programação de artes visuais anima Virada Cultural em São Paulo

Da Redação

Divulgação

Super herói - Night & Day, de Regina Silveira, e outras 16 intervenções integram programação

Super herói - Night & Day, de Regina Silveira, e outras 16 intervenções integram programação

Além da extensão de horário de visitação de museus, indo até a madrugada, a Virada Cultural reserva em sua edição 2007 outras atrações para o público amante de artes. O evento acontece em São Paulo durante 24 horas ininterruptas de programação, entre os dias 5 e 6 (sábado e domingo). Artistas como Esther Grinspun, Eduardo Srur e Regina Silveira expõem 17 instalações pelas ruas da cidade.

Os olhares do público deveram ser atraídos especialmente pelo impacto das projeções de "Super-Herói - Night & Day", de Regina Silveira, que será apresentada em diversos prédios da capital paulistana. Obras interativas também devem chamar a atenção como a interferência de Nele Azevedo, "Glória às Lutas Inglórias" - que consiste em distribuir 200 caixotes espalhados pelo chão, cheios de frutas que poderão ser consumidas pelas pessoas - ou a instalação "Testemunha", em que os artistas Sidney Philocreon, Mônica Rubinho e Flaminio Jallageas vão confeccionar um painel com 150 desenhos de rostos de quem estiver passando pelo Vale do Anhangabaú.

Integram ainda a programação de artes visuais da Virada Cultural, em horário de funcionamento atípico, algumas instituições de arte.O MIS, Museu da Imagem e do Som, é o único museu que ficará aberto por toda a noite durante a virada. O Museu da Casa Brasileira vai funcionar das 10h às 22h no sábado retomando as atividades das 8h às 18h do domingo. A Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa abrem das 10h às 24h no sábado e retornam das 10h às 17h, no domingo. O Centro Cultural Britânico, em meio ao "11º Cultura Inglesa Festival" abre no domingo das 10h às 16h. E ainda o Sesc traz programação de artes plásticas em diversas unidades, com destaque para o Sesc Consolação, que promove a "Noite do Ano 2007", uma mostra com 11 telões espalhados pelas imediações da Rua Maria Antônia exibindo fotografias de agências de notícias, fotoartistas e editoriais de moda. Leia mais sobre mostras abertas.

Interferências Artísticas:

Andaimes - Companhia Linhas Aéreas, Anhangabaú
Andaimes para construção serão utilizados em coreografias aéreas, composições nos espaços e situações cênicas e corporais. Serão realizadas dez intervenções: cinco na noite de sábado, entre 20h e 0h, e no domingo, outras cinco, entre 12h e 16h. Cada intervenção dura de 8 a 10 minutos.

Atemporal - Esther Grinspun, Anhangabaú
Intervenção criada sobre o chão através de uma linha de ondas de folhas de cobre com 60 cm de largura, no tamanho total de 45m.

A última Árvore - Inês Cardoso, Viaduto Santa Ifigênia
Busca fazer um convite cenográfico para a reflexão da atual crise ambiental.

Canteiro de Obras - Thiago Bortolozzo, Anhangabaú
Intervenção artística com tapumes redimensionados para criar desenhos em escalas urbanísticas dialogando com a arquitetura para proporcionar diferentes visões do lugar.

Cidade Expandida - Yili Rojas e Cleiri Cardoso, Estações da CPTM
Intervenção gráfica, com documentação desenvolvida desde dezembro de 2006, com imagens feitas in sito nas viagens realizadas nas 92 estações da rede de trens.

Enquanto a Árvore Espera na Semente - Grupo Urubus, Praça Roosevelt
Vivência performática em que três mulheres "habitam", durante longos períodos, árvores urbanas.

Fauna Paulistana - Ronald Rosa
O painel "Fauna Paulistana" será confeccionado ao vivo e ininterruptamente durante as 24 horas da Virada. O condutor será o artista plástico Ronald Rosa, que com sua equipe retratará os animais típicos da região onde hoje está a cidade de São Paulo.

Glória às lutas inglórias - Nele Azevedo, Pátio do Colégio
Antimonumento que será construído, no Pátio do Colégio, em contraposição ao obelisco de Amadeu Zani "Glória Eterna aos Fundadores de São Paulo". Muitas esteiras e mais de 200 caixotes cheios de frutas serão distribuídos no chão, com a ajuda dos transeuntes, que poderão desfrutar do ambiente e degustar as frutas.

Muro - Túlio Tavares & Antonio Brasiliano, imediações do Anhangabaú
A proposta é realizar uma mostra de arte a céu aberto na região do Vale do Anhangabaú. Seis trabalhos serão colados em locais degradados desta região.

Namahaiku - Cidades e Mortais - Almir Almas, Cheli Urban e Daniel Seda, Anhangabaú
Projeções gigantescas em duas torres-totens (de 3 a 5m), em performances multimídias e live-image com recursos high-tech e low-tech se encontram com o corpo humano e a poesia japonesa haikai, contando histórias de personagens urbanos que se transformam em mitos.

Sampa Safári - Juliano Tibúrcio, Anhangabaú
A proposta é brincar de compor bichos nunca vistos antes em um jogo divertido e bem-humorado.

Retratados em São Paulo - Isaumir Nascimento, Anhangabaú
Uma construção fotográfica que terá como ponto de partida o Parque do Ibirapuera. Os freqüentadores do parque serão retratados e indagados acerca das suas identidades. As imagens ficarão expostas nas imediações do Auditório do Ibirapuera a partir das 10h do dia 6.

Sobrevivência - Eduardo Srur, Praça Ramos
Intervenção artística no conjunto de esculturas do Monumento a Carlos Gomes, na Praça Ramos de Azevedo. As esculturas serão vestidas com coletes e bóias salva-vidas. O trabalho busca um resgate da memória paulistana e propõe, de maneira lúdica, uma reativação visual dos monumentos para o público durante o evento.

Sombras na Arquitetura - Ronaldo Robles, Prédios do Anhangabaú
Intervenção urbana com sombras de 10 metros em edifícios no Vale do Anhangabaú. Propõe diálogo com a cidade intervindo na arquitetura com imagens gigantes que estão entre a realidade e a fantasia da metrópole.

Super-Herói - Night & Day - Regina Silveira, Itinerante
O Super-Herói(Night and Day) de Regina Silveira é uma obra formada por duas imagens complementares. Enquanto a versão "Day" do herói é sua sombra, representada como uma silhueta gigantesca aplicada sobre uma fachada alta, a versão "Night" é uma projeção a laser de uma figura animada, vista como um desenho luminoso que se movimenta no alto das fachadas mais escuras.

Tapete para Penélope - Flavia Sammarone e Rogério Ceneviva, Anhangabaú
Partindo do mito de uma Penélope que faz, desfaz e refaz numa reelaboração infinita, as Penélopes-artistas Miranda Gotschalk, Mirtes Marins de Oliveira, Flavia Sammarone e Roberta Mahfuz propõem a confecção de um imenso tapete coletivo, a ser elaborado em conjunto com o público.

Testemunha - Sidney Philocreon, Mônica Rubinho e Flaminio Jallageas, Anhangabaú
Confecção de um painel composto de 150 desenhos de rostos, coletados no Vale do Anhangabaú e posteriormente gravados sobre lâminas de vidro. O conjunto visa a homenagear as personalidades anônimas que constituem a identidade funcional da cidade.
Mais
Virada Cultural em SP terá fim de semana com mais de 350 atrações durante 24 horas seguidas
Ivaldo Bertazzo estréia companhia de dança no Anhangabaú
Maratona noite e dia: fim de semana tem Virada Cultural e Skol Beats
Veja a programação das atrações musicais
Veja destaques da programação musical
Veja projeção de Regina Silveira

Compartilhe:

    RECEBA NOTÍCIAS

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host