Topo

Possíveis jurados vão para 2ª semana de julgamento de Weinstein por estupro

Harvey Weinstein ao chegar no Tribunal de Manhattan -  Johannes EISELE / AFP
Harvey Weinstein ao chegar no Tribunal de Manhattan Imagem: Johannes EISELE / AFP

Brendan Pierson

em Nova York (EUA)

13/01/2020 17h08

A seleção do júri do julgamento do ex-produtor de cinema Harvey Weinstein por estupro entrou em sua segunda semana nesta segunda-feira, quando o juiz e os advogados do caso escolhem um grupo de doze possíveis jurados, entre eles a modelo Gigi Hadid, para decidir o destino do réu.

Hadid disse ao juiz James Burke, que preside o julgamento, que conheceu Weinstein, assim como a atriz Salma Hayek, que pode ser chamada como testemunha ou ser mencionada no julgamento. Apesar disso, Hadid disse que pode permanecer imparcial.

Dezenas de outros potenciais jurados foram dispensados depois de afirmarem que não poderiam ser imparciais, apesar de não darem um motivo para isso.

Weinstein, de 67 anos, se declarou inocente das acusações de agressão de duas mulheres em Nova York, e enfrenta o risco de uma pena de prisão perpétua se for condenado pela acusação mais grave, a de agressão sexual predatória. Seu julgamento começou em 6 de janeiro e pode durar até dois meses.

Desde 2017, mais de 80 mulheres, incluindo muitas atrizes famosas, acusaram Weinstein de conduta sexual inapropriada em casos que datariam de até décadas atrás. O produtor negou as acusações e afirmou que os encontros sexuais que manteve foram consensuais.

As acusações ajudaram a impulsionar o movimento #MeToo, no qual mulheres vieram a público com acusações de conduta sexual inapropriada contra homens poderosos nos negócios, na indústria de entretenimento e na política.

Antes um dos produtores mais poderosos de Hollywood, Weinstein deixou sua marca com filmes aclamados pela crítica, como "Shakespeare Apaixonado" e "O Paciente Inglês".

A seleção do júri do caso Weinstein está em sua primeira fase, e os jurados em potencial serão pré-analisados para se descartar comportamentos tendenciosos. Uma fase mais intensiva deve começar na quinta-feira, quando os advogados farão perguntas mais detalhadas sobre a formação dos jurados.

Burke disse nesta segunda-feira que 108 de 360 potenciais jurados convocados na semana passada passaram por uma pré-avaliação.

Ainda no dia 6 de janeiro, a procuradora do distrito de Los Angeles, Jackie Lacey, anunciou novas acusações de agressão sexual contra Weinstein.