Topo

Incêndio florestal na Austrália destrói coleção de guitarras

Handout .
Imagem: Handout .

03/01/2020 12h03

BATEMANS BAY, Austrália (Reuters) - O australiano Michael Hillman fugiu dos terríveis incêndios florestais que atingiram a cidade litorânea de Malua Bay na véspera de Ano Novo, mas encontrou um cenário de devastação ao voltar nesta sexta-feira.

As chamas que consumiram sua casa destruíram 65 de suas 70 guitarras Hofner, algumas delas fora de linha há tempos e outras preciosas por seu valor sentimental, que são parte de uma coleção que Hillman montou ao longo de 20 anos.

"Meu amigo da casa ao lado, com quem estou gravando um disco, a casa dele está OK, então parte de nossa música pôde ser salva", contou Hillman, um aposentado, à Reuters. "Algumas das minhas guitarras estão lá."

Os incêndios florestais desta temporada já mataram ao menos 18 pessoas na Austrália, devoraram mais de 5 milhões de hectares de terras e destruíram mais de 1.300 casas.

Originalmente de Melbourne, Hillman e sua parceira, Chrissie, se mudaram para Malua Bay, que é próxima de Batemans Bay, no Estado de Nova Gales do Sul, para se aposentarem há três anos, depois de terem se apaixonado pela vizinhança em sua lua de mel 30 anos atrás.

Agora abrigados em acomodações temporárias, Hillman consola sua família tocando uma das cinco guitarras que conseguiu salvar e dedilhando uma canção que compôs para Chrissie.

(Por Jill Gralow)