Topo

Mural gigante de Greta Thunberg é inaugurado nos Estados Unidos

Mural de Greta Thunberg em São Francisco Imagem: Justin Sullivan/AFP

Por Saif Tawfeeq

13/11/2019 12h09

Um retrato gigantesco de Greta Thunberg foi inaugurado em São Francisco na noite de ontem com o propósito de lembrar os moradores dos perigos da mudança climática.

O mural de 18 por 9 metros foi inaugurado horas depois de Greta anunciar no Twitter que partirá dos Estados Unidos de barco hoje com destino a uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a mudança climática em Madri, em dezembro.

A adolescente não realiza viagens aéreas por causa de níveis altos de emissões de gases de efeito estufa.

O artista de rua argentino Andres Petreselli, que assina seus trabalhos como Cobre, disse que o retrato da ativista de 16 anos é incomum, porque normalmente ele não trata de política, religião ou esportes.

"Mas este é... sinto-me ligado à política por trás disso porque acho que é verdadeira, e se tiver que compará-lo com o resto dos murais, este é o mais político que já fiz", disse o artista, de 32 anos, sentado em um telhado com o mural ao fundo.

Petreselli pintou um mural do falecido ator Robin Williams em São Francisco que já foi demolido.

Paul Scott, diretor-executivo do OneAtmosphere.org, organização sem fins lucrativos de São Francisco que financiou a obra, disse esperar que os transeuntes fiquem "tocados" com a imagem de Greta, que mobilizou um movimento jovem global contra a mudança climática.

Greta passou os últimos três meses na América do Norte depois de chegar à cidade de Nova York de barco em 28 de agosto, fazendo um discurso em uma cúpula climática na ONU em setembro.

(Reportagem adicional de Dan Whitcomb em Culver City, Califórnia)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mural gigante de Greta Thunberg é inaugurado nos Estados Unidos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade