Topo

John Carpenter, diretor de "Halloween", é homenageado no Festival de Cannes

O diretor John Carpenter é homenageado no Festival de Cannes - REUTERS/Regis Duvignau
O diretor John Carpenter é homenageado no Festival de Cannes Imagem: REUTERS/Regis Duvignau

Johnny Cotton

Cannes (França)

15/05/2019 20h20

Cannes fez um tributo ao mestre cult do horror John Carpenter hoje, concedendo um prêmio ao diretor de "O Enigma de Outro Mundo" por sua contribuição ao cinema.

Carpenter -- também conhecido por clássicos como "Halloween" e "Fuga de Nova York" -- foi agraciado com a Carruagem de Ouro pela associação de diretores franceses na abertura da Quinzena de Realizadores, evento paralelo ao principal no festival de Cannes, na Riviera Francesa.

De modo adequado para um cineasta que é reconhecido como compositor pioneiro, responsável por compor em parceria a maioria de suas trilhas, a noite de gala começou com uma misteriosa música eletrônica.

Carpenter, diretor norte-americano que vive na Califórnia, disse no evento que ficou fascinado com a maneira como os personagens emergiam dos raios de luz no projetor desde sua primeira ida ao cinema, aos três anos, quando viu Katherine Hepburn e Humphrey Bogart em "Uma Aventura na África".

"É esse transportar uma audiência para o mundo da luz e das sombras ao seu redor o que eu me orgulho de fazer parte", disse ele.

A mostra principal de Cannes abriu com a extravagância zumbi "Os Mortos Não Morrem", ontem à noite. O diretor do longa, Jim Jarmusch, citou Carpenter como uma de suas inspirações e referências em filmes de horror.

O serial killer Michael Myers em "Halloween" (1978) - Reprodução - Reprodução
O serial killer Michael Myers em "Halloween" (1978)
Imagem: Reprodução