Topo

Papa repreende padres que tiram fotos com celulares durante missas

3.jun.2017 - Papa Francisco durante audiência no Vaticano - Alessandra Tarantino/ AP
3.jun.2017 - Papa Francisco durante audiência no Vaticano Imagem: Alessandra Tarantino/ AP

Philip Pullella

Cidade do Vaticano

08/11/2017 12h40

O papa Francisco repreendeu nesta quarta-feira (08) padres e bispos que tiram fotos com seus celulares durante missas, dizendo que, ao invés disso, deveriam se concentrar em Deus.

"O padre diz 'elevem seus corações'. Ele não diz 'elevem seus celulares para tirar fotos'", disse Francisco a dezenas de milhares de pessoas em sua audiência semanal na Praça de São Pedro, referindo-se a uma prece de comunhão da missa da Igreja Católica.

Nos comentários improvisados, ele classificou o uso de celulares durante missas de "uma coisa muito feia", acrescentando: "Fico muito triste quando celebro (a missa) aqui na piazza ou na basílica e vejo tantos celulares erguidos. Não só pelos fiéis, mas também por alguns padres e até bispos!"

"A missa não é um espetáculo... então lembrem, nada de celulares", disse, provocando risadas e aplausos na multidão.

Francisco, líder dos 1,2 bilhão de católicos do mundo, vem exortando os fiéis com frequência a serem mais espiritualizados, e seus padres e bispos a serem mais humildes.

Pouco depois de sua eleição, em 2013, ele disse que lhe causava sofrimento ver padres dirigindo carros vistosos e ansiosos para usar o smartphone mais moderno.

O papa é conduzido em um Ford Focus azul simples, e não foi visto usando um celular em público desde que foi eleito.