Topo

Tela de Basquiat alcança valor recorde de U$110,5 milhões em leilão da Sotheby's

O quadro de Jean-Michel Basquiat foi leiloado em Nova York por 110,5 milhões de dólares - Don Emmert/AFP
O quadro de Jean-Michel Basquiat foi leiloado em Nova York por 110,5 milhões de dólares
Imagem: Don Emmert/AFP

Chris Michaud

De Nova York (EUA)

19/05/2017 10h52

Uma pintura pouco vista de Jean-Michel Basquiat que foi vendida por 19 mil dólares em 1984 alcançou atordoantes 110,5 milhões de dólares em um leilão da Sotheby's na quinta-feira (19), o segundo maior preço já pago por uma obra de arte contemporânea.

O retrato vibrante de Basquiat, que foi pintado em 1982 e não tem título, obteve o sexto valor mais alto já oferecido por qualquer obra em um leilão, um testemunho da disposição de colecionadores ricos para gastar liberalmente em peças altamente cobiçadas.

A pintura também estabeleceu recordes para um artista norte-americano e para o próprio Basquiat, que morreu em 1987.

A tela foi comprada pelo empreendedor Yusaku Maezawa, fundador da gigante de e-commerce Start Today, após uma longa sequência de lances que incluiu quatro participantes e foi muito além da estimativa pré-venda de 60 milhões de dólares.

Maezawa disse que pretende emprestar a obra para exibições públicas antes de abrigá-la em seu próprio museu em sua nativa Chiba, no Japão.

Exclamações de surpresa que fizeram lembrar o auge do mercado de arte pós-2010, marcado por preços elevados e recordes sempre novos, foram ouvidas quando o martelo foi batido na sala lotada da Sotheby's.

O total de vendas robusto de 319,2 milhões de dólares, que superou de longe a estimativa pré-venda de 277 milhões de dólares, apagou a lembrança da venda fraca de obras de arte impressionistas e modernas ocorrida só duas noites antes na Sotheby's, agravada pela retirada de última hora de sua principal atração, uma obra-prima da fase inicial de Egon Schiele.

Só dois dos 50 itens à venda não foram arrematados na quinta-feira, a última noite das vendas de primavera, que são cruciais para a Sotheby's e para sua rival Christie's.

"Estamos vivendo uma época extraordinária", disse Oliver Barker, especialista internacional sênior de arte contemporânea da Sotheby's que também atuou como leiloeiro, enquanto funcionários extasiados da casa brindavam ao leilão.

O clima da sala, observou, ficou como o de um clube noturno após o sucesso da venda do Basquiat.

O preço também elevou o artista, que morreu de overdose de heroína aos 27 anos de idade, ao panteão habitado por nomes como Picasso, Giacommetti, Warhol e Francis Bacon, destacou Barker.

Outros destaques da venda, embora não do mesmo calibre, foram "Nude Sunbathing", de Roy Lichtenstein, comprado por 24 milhões de dólares; e "Abstraktes Bild", de Gerhard Richter, que saiu por 15,4 milhões de dólares.