Topo

Cidade de Picasso exibe escultura de "corpo" do artista em instituto cultural

Escultura do pintor espanhol Pablo Picasso - JON NAZCA/Reuters
Escultura do pintor espanhol Pablo Picasso Imagem: JON NAZCA/Reuters

Jon Nazca

Málaga (ESP)

05/05/2017 17h10

Uma escultura em tamanho original do corpo de Pablo Picasso, de olhos fechados e mãos unidas, jaz em um pedestal em Málaga, cidade natal.

O artista que transformou seus modelos em abstrações cubistas está imortalizado em uma escultura assustadoramente realista vestida com seu característico suéter listrado em azul e branco e sapatos negros de solado de cânhamo.

A obra, feita de silicone, resina e fibra de vidro, com cabelos humanos e roupas de verdade, foi criada pelo artista espanhol Eugenio Merino, conhecido por seus modelos hiperrealistas de ditadores como seu conterrâneo Francisco Franco.

Picasso jaz em uma pequena sala da filial local do instituto cultural Aliança Francesa, o ponto final de uma excursão que acompanha os locais que marcaram sua vida.

Em princípio, parece se tratar de mais uma estratégia para atrair turistas. Mas, segundo os organizadores, o passeio e a escultura na verdade são uma crítica à maneira como a cidade vem usando Picasso para fins comerciais.

"O projeto pretende criticar o turismo em massa e a indústria cultural da cidade como marca, na qual o turismo vai de encontro às necessidades dos moradores e onde a realidade é substituída por cenários criados para os visitantes", disse o Los Interventores, um grupo de artistas que encomendou a exibição.