Topo

Pintura achada em sótão é Caravaggio de US$ 137 mi, dizem especialistas

12.abr.2016 - Especialista Eric Turquin e leiloeiro Marc Labarbe falam à imprensa em Paris - AP Photo/Michel Euler
12.abr.2016 - Especialista Eric Turquin e leiloeiro Marc Labarbe falam à imprensa em Paris Imagem: AP Photo/Michel Euler

Johnny Cotton

Paris (França)

12/04/2016 16h07

Uma pintura encontrada no sótão de uma casa no sudoeste da França dois anos atrás foi atribuída ao mestre italiano Caravaggio por dois especialistas particulares franceses, que comemoraram sua descoberta nesta terça-feira (12) como um grande acontecimento da história da arte.

A obra, que mostra a heroína bíblica Judite decapitando um general assírio, foi encontrada pelos donos de uma casa que fica próxima da cidade de Toulouse quando investigavam um vazamento.

Ela pode valer 120 milhões de euros (cerca de 136,7 milhões de dólares ou R$ 481,2 milhões), afirmou a agência especializada em arte Eric Turquin, em um comunicado.

Acredita-se que a pintura foi feita em Roma em 1604 ou 1605 por Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, e está em um estado de conservação excepcionalmente bom, disse Eric Turquin, apesar de provavelmente ter ficado esquecida no sótão durante mais de 150 anos.

"Um pintor é como nós. Ele tem tiques, e você encontra todos os tiques de Caravaggio nela. Ela não tem todos os tiques, mas muitos deles. O suficiente para se ter certeza de que este é o traço deste grande artista", afirmou Turquin à Reuters TV.

As autoridades francesas proibiram que a obra seja retirada do país, descrevendo-a como uma pintura de "grande valor artístico que pode ser identificada como uma pintura perdida de Caravaggio".