Topo

Artista britânico usa modelo Kate Moss como tema de exposição em Londres

Imagem da exibição "Colour Matters", do britânico Allen Jones, em Londres - Neil Hall/Reuters
Imagem da exibição "Colour Matters", do britânico Allen Jones, em Londres Imagem: Neil Hall/Reuters

Helena Williams

De Londres (Reino Unido)

25/11/2015 15h04

O artista pop britânico Allen Jones voltou a usar a supermodelo Kate Moss como tema em sua exibição mais recente em Londres, colocando a forma feminina no centro das atenções novamente em esculturas que vão do realista ao abstrato.

O artista de 78 anos vem explorando a figura feminina em seu trabalho há meio século, e algumas de suas obras iniciais, como "Hatstand", "Table" e "Chair" geraram polêmica por sua carga sexual.

"Não estou nada interessado em chocar as pessoas, estou bastante interessado em chocar a arte", disse Jones durante uma prévia da mostra "Colour Matters" à imprensa.

"De uma forma ou de outra, ficou claro para mim cerca de 45 anos atrás que era a figura que realmente me preocupava, e retratá-la e os relacionamentos que as figuras podem ter umas com as outras é basicamente meu tema principal".

Jones também é conhecido pela obra "Body Armour", de 2013, um retrato de Kate Moss vestindo uma escultura de gesso em forma de corpo que ele criou em 1978. Ele também produziu pinturas e outras esculturas da modelo, e a mais recente delas, "A Model Model", feita de aço inoxidável polido e resina, está na exibição.

Jones afirmou que Kate se tornou seu tema por acidente. "Eu não escolhi Kate (Moss). Um colecionador que estava envolvido com Kate, e obcecado por ela, na verdade, me escolheu".