Topo

Julian Assange inspira personagem de nova história de Asterix e Obelix

13.out.2015 - O autor Jean-Yves Ferri e o ilustrador Didier Conrad posam com "Asterix e o Manuscrito Desaparecido", nova aventura em quadrinhos de Asterix e Obelix - Charles Platiau/Reuters
13.out.2015 - O autor Jean-Yves Ferri e o ilustrador Didier Conrad posam com "Asterix e o Manuscrito Desaparecido", nova aventura em quadrinhos de Asterix e Obelix Imagem: Charles Platiau/Reuters

Sophie Kinloch

De Vanves (França)

14/10/2015 15h30

Asterix e Obelix estão de volta em uma nova edição da famosa revista em quadrinhos francesa, desta vez combatendo seus inimigos romanos em uma guerra de propaganda ao lado de um personagem inspirado por Julian Assange, fundador do site WikiLeaks.

Dois anos após "Asterix e os Pictos" mostrar a dupla rumo à antiga Escócia, os gauleses voltaram para casa para viver sua aventura mais recente como uma tribo que resiste à ocupação romana no 36º volume de uma série de grande sucesso.

"Asterix e o Manuscrito Desaparecido" é o 2º livro do escritor Jean-Yves Ferri e do ilustrador Didier Conrad, que assumiram as funções dos co-criadores originais Albert Uderzo e René Goscinny. "O tema central na verdade é a informação e o controle da informação, e o conceito dramático que cerca isso", explica Conrad.

20.dez.2012 - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, faz discurso da janela da Embaixada do Equador em Londres, no Reino Unido, no dia em que completa seis meses de seu refúgio na embaixada para evitar a extradição para a Suécia - Andy Rain/EFE  - Andy Rain/EFE
Personagem de novo quadrinho foi inspirado no criador do WikiLeaks
Imagem: Andy Rain/EFE

Ferri e Conrad contaram que vários novos personagens se basearam em pessoas reais, como o jornalista inspirado por Assange, criador de um site cuja publicação de documentos militares e diplomáticos sigilosos dos Estados Unidos em 2010 foi um dos maiores vazamentos de informação da história norte-americana.

"Foi mais Didier quem quis que o personagem lembrasse um pouco Assange fisicamente, embora não possamos realmente dizer que é ele, mas é esse tipo de personagem", acrescentou Ferri.

Criados em 1959, os quadrinhos de Asterix já venderam mais de 350 milhões de cópias em todo o mundo. "Asterix e o Manuscrito Desaparecido" será lançado no dia 22 de outubro.