Topo

Óperas serão transmitidas ao vivo e grátis em novo site da União Europeia

Cena da ópera "La Traviata", de Verdi  - Javier Del Real/Efe
Cena da ópera "La Traviata", de Verdi Imagem: Javier Del Real/Efe

Michael Roddy

07/05/2015 15h38

"La Traviata", a ópera de Verdi sobre o amor impossível de uma cortesã e um jovem, será transmitida ao vivo e de graça para todo o mundo do palco do Teatro Real de Madri na sexta-feira, inaugurando um programa apoiado pela União Europeia e concebido para tornar a ópera mais acessível.

O site Opera Platform (http://www.theoperaplatform.eu) é um projeto de três anos com um orçamento de quase 4 milhões de euros, dos quais cerca de metade vem do orçamento cultural do bloco europeu, de acordo com um boletim à imprensa.

"A Opera Platform é uma plataforma on-line para a divulgação e aproveitamento da ópera. Ela foi criada para atrair tanto aqueles que já amam ópera quanto aqueles que podem estar tentados a experimentá-la pela primeira vez", diz o comunicado.

Segundo o texto, usuários de Internet de todo o mundo poderão assistir a esta e outras transmissões simultâneas dos palcos das 15 companhias de ópera europeias participantes em 12 países.

Haverá em média uma transmissão ao vivo por mês, que ficará disponível no site por seis meses e com legendas em inglês, francês, alemão, italiano, polonês e espanhol.

O site também vai oferecer documentários, materiais de arquivo de óperas e destaques de produções em toda a Europa.