Topo

Nicole Kidman volta aos palcos em Londres no papel de cientista britânica

Nicole Kidman em coletiva de imprensa em Cannes, 2014 - Reuters
Nicole Kidman em coletiva de imprensa em Cannes, 2014 Imagem: Reuters

Marie-Louise Gumuchian

De Londres

24/04/2015 09h18

A atriz Nicole Kidman vai voltar aos palcos de Londres, em setembro, no papel da cientista britânica Rosalind Franklin, em "Photograph 51", 17 anos depois de a atriz de Hollywood fazer sua estreia no West End, a região famosa por teatros na cidade.

A peça escrita por Anna Ziegler conta a história da biofísica Rosalind, "mãe do DNA" ao usar imagens de difração de raios X que levou à descoberta da dupla estrutura helicoidal do DNA, em 1953.

A atriz australiana premiada com o Oscar estreou nos palcos britânicos em 1998 com a peça "The Blue Room", de David Hare, no Donmar Warehouse, em Londres, em uma performance amplamente aclamada pela crítica, e que chegou a ser descrita como "puro viagra teatral".

Por esse papel, Kidman foi indicada ao Olivier Award, principal premiação do teatro de Londres.

O diretor britânico Michael Grandage vai dirigir "Photograh 51", voltando a reunir-se com Nicole na sequência de "Genius", no qual ela é a protagonista.

A peça será encenada no Noel Coward Theatre e marcará o retorno da companhia de teatro de Grandage ao West End, depois de uma temporada de produções de sucesso em 2013-2014, entre as quais "Henrique V", estrelado pelo ator britânico Jude Law.

"Photograph 51" será encenada de 14 de setembro a 21 de novembro.