Topo

Vencedor do Nobel, poeta sueco Tomas Transtromer morre aos 83 anos

TT NEWS AGENCY
Imagem: TT NEWS AGENCY

De Estocolmo (Suécia)

27/03/2015 14h29

O poeta sueco Tomas Transtromer, vencedor do prêmio Nobel de Literatura, morreu em decorrência de um derrame aos 83 anos, informaram nesta sexta-feira (27) membros da Academia Sueca que concede a honraria.

Transtromer ficou conhecido por uma obra relativamente curta de poesia surreal e lírica. A concessão do Nobel em 2011 agradou muitos de seus conterrâneos, que não tinham um premiado desde 1974.

"Sim, é verdade. Falei com sua esposa. Estou bastante abalado", disse Kjell Espmark, membro da Academia e amigo do poeta durante 60 anos, à Reuters. Outro membro, Per Wastberg, afirmou que Transtromer morreu em um hospital de Estocolmo no final da quinta-feira.

Um derrame anterior de 1990 o havia deixado parcialmente paralizado e dificultava sua fala. Ele foi um favorito ao prêmio entre os apostadores durante muito tempo até conquistar o Nobel, para o qual foi indicado todos os anos a partir de 1993.

Em seu comunicado, a Academia Sueca declarou lhe ter concedido a honraria ?porque, através de suas imagens condensadas e translúcidas, ele nos concede um novo acesso à realidade?.

(Por Niklas Pollard e Sven Nordenstam, reportagem adicional de JohanSennero)