Ator Gerard Parkes, de "Santos Justiceiros", morre aos 90 anos

LOS ANGELES (Reuters) - Gerard Parkes, o ator irlandês-canadense conhecido por seus papéis no filme dos Muppets ?Fraggle Rock? e no policial ?Santos Justiceiros?, morreu, informou seu agente nesta terça-feira.

Doente há vários anos, o ator morreu em uma casa de repouso em Toronto no domingo de causas naturais, disse o agente, Gerry Jordan. Ele faleceu dois dias após seu aniversário de 90 anos.

Parkes, que nasceu em Dublin e imigrou para o Canadá em 1956, começou sua carreira no teatro e mais tarde atuou na televisão e no cinema, tanto na Grã-Bretanha quanto na América do Norte.

O ator, que passou meio século na TV canadense, era familiar ao público norte-americano como o inventor Doc do programa ?Fraggle Rock?, de Jim Henson, exibido nos anos 1980, sobre uma sociedade subterrânea de personagens dos Muppets. Ele era o único humano na atração.

Em ?Santos Justiceiros?, de 1999, Parkes interpretou um dono de bar com síndrome de Tourette, e reprisou o papel na sequência de 2009.

No Canadá, Parkes fez participações frequentes no drama televisivo ?The Beachcombers?, assim como em seriados infantis e em ?The Littlest Hobo?.

Em 1968, ele recebeu um prêmio de melhor ator do Canadian Film Award pelo suspense ?Isabel?.

Parkes deixa sua companheira de longa data, Sheelagh Norman.

(Por Eric Kelsey)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos