Estátua de filha de faraó é descoberta no Egito

CAIRO, 7 Mar (Reuters) - Uma estátua da filha do rei Amenhotep 3º, avô de Tutancâmon e governante do Egito há cerca de 3.350 anos, foi descoberta por uma equipe de arqueólogos egípcios e europeus.

A estátua da princesa Iset foi descoberta no templo de seu pai faraó, na margem ocidental do Nilo, na cidade de Luxor, informou o Ministério das Antiguidades do Egito nesta sexta-feira.

A descoberta é a primeira representação conhecida de Iset sozinha com o pai, segundo o ministério. As esculturas em exposição no Museu Egípcio retratam a princesa e seus irmãos ao lado do governante da 18ª dinastia.

A estátua é de apenas 1,7 metro de altura e faz parte de um enorme alabastro de 14 metros da estátua de Amenhotep 3º, que foi escavado nos últimos anos, disse o ministério em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal Mena.

A estátua foi encontrada entre os pés do rei sentado. O nome de Iset e seu título real estão inscritos perto de seus pés, mas seu rosto foi danificado pela erosão.

Amenhotep 3º governou em uma época que viu o renascer da arte egípcia. Ele foi sucedido por seu filho Akhenaten, o faraó adorador do Sol apontado por alguns como o responsável por dar início à primeira religião monoteísta do mundo.

Alguns dos maiores monumentos do Egito Antigo foram construídos durante o reinado de Amenhotep 3º.

(Reportagem de Maggie Fick)

UOL Cursos Online

Todos os cursos