Topo

Coppola e Plácido Domingo recebem principal prêmio artístico do Japão

Francis Ford Coppola participa de evento na Itália, em imagem de 2009 - Getty Images
Francis Ford Coppola participa de evento na Itália, em imagem de 2009 Imagem: Getty Images

17/09/2013 17h48

O cineasta norte-americano Francis Ford Coppola e o tenor espanhol Plácido Domingo estão entre os cinco ganhadores do Praemium Imperiale de 2013, principal prêmio artístico do Japão, anunciado nesta terça-feira (17) pela Associação Artística do Japão.

Os outros ganhadores são o escultor Antony Gormley, o arquiteto Davidd Chipperfield, ambos britânicos, e o pintor italiano Michelangelo Pistoletto.

O prêmio, com um valor de 15 milhões de ienes (150 mil dólares) será entregue em 16 de outubro pelo irmão mais novo do imperador Akihito, o príncipe Hitachi.

O Praemium Imperiale, que reúne as categorias cinema, música, escultura, pintura e arquitetura, foi criado em 1988 para celebrar o centenário da Associação Artística do Japão e homenagear o falecido príncipe Takamatsu.

Os ganhadores são escolhidos a partir de listas sugeridas por uma comissão composta por políticos e personalidades culturais de vários países. Ganhadores anteriores incluem o dramaturgo Arthur Miller, o artista David Hockney e o arquiteto Frank Gehry.