Topo

Romance policial vira best-seller após revelação de que J.K. Rowling é autora

Amritha John

Londres

15/07/2013 12h35

Um romance policial escrito sob pseudônimo por J.K. Rowling alcançou nesta segunda-feira (15) o topo da lista dos livros mais vendidos no Reino Unido, depois de revelado que ela era a verdadeira autora, o que deixou em situação desconfortável alguns editores que haviam rejeitado a obra.

Rowling, que se tornou a escritora de maior sucesso comercial na Grã-Bretanha com a série Harry Potter, se apresentou como um policial militar aposentado chamado Robert Galbraith para escrever "The Cuckoo's Calling" (O Chamado do Cuco, em tradução livre). Sua identidade foi revelada no fim de semana por um jornal dominical britânico.

Desde o lançamento, em abril, somente haviam sido vendidos 1.500 exemplares da edição de capa dura, mas nesta segunda-feira o livro chegou ao topo da lista dos best-sellers da Amazon britânica e deixou as livrarias e lojas online sem condições de atender à demanda.

"É algo quase inédito um livro que não esteja nem sequer entre os 5.000 mais vendidos passar a número 1 tão rapidamente", declarou o gerente de livros da Amazon.cok.uk, Darren Hardy, em e-mail enviado à Reuters.

Hardy disse que essa alta meteórica nas vendas significa que "The Cuckoo's Calling" se classificou como um dos candidatos a se tornar um dos livros mais vendidos do verão britânico.

A editora Little, Brown, que no ano passado publicou a primeira obra de Rowling voltada para o público adulto, o livro "Morte Súbita", disse estar imprimindo novas cópias de "The Cuckoo's Calling" -história de um veterano de guerra que passa a atuar como o detetive particular Cormorant Strike, investigando a morte de uma modelo.

"Esperamos publicar a próxima aventura de Strike no verão de 2014", informou a editora em um comunicado.

Rowling, de 47 anos, disse ter sido "maravilhoso" publicar sem forte promoção ou expectativas e ficar a par da acolhida estando oculta por um diferente nome, mesmo que com isso muitos editores tenham rejeitado seu trabalho.

A série Harry Potter também foi esnobada por 12 editores até o primeiro dos sete livros ser publicado em 1997.

A editora de ficção Kate Mills, da Orion, empresa com sede em Londres, admitiu no Twitter ter recusado o novo trabalho de Rowling.

"Então, agora posso dizer que recusei J.K. Rowling. Eu de fato li e disse não a The Cuckoo's Calling. Mais alguém vai confessar?", perguntou ela no Twitter.

Alguns críticos também admitiram não ter dado importância ao livro, que de modo geral foi muito bem recebido pelos que o leram.