Topo

Livro do papa Bento 16 reafirma "nascimento virginal" de Jesus

 Papa Bento 16 na praça São Pedro, no Vaticano - Max Rossi/Reuters
Papa Bento 16 na praça São Pedro, no Vaticano Imagem: Max Rossi/Reuters

Philip Pullella

20/11/2012 11h31

O papa Bento 16 publicou nesta terça-feira (20) a última parte de sua trilogia sobre a vida de Jesus Cristo, com uma narrativa sobre a primeira infância dele, na qual reafirma com força a doutrina do nascimento virginal como uma verdade "inequívoca" da fé.

O livro é intitulado "As Narrativas da Infância - Jesus de Nazaré" e está sendo publicado simultaneamente em 21 línguas. Deve tornar-se um best-seller internacional, como os volumes anteriores.

Dividida em prefácio, quatro capítulos e um epílogo, a obra expõe e analisa as narrativas do nascimento de Jesus até sua apresentação no templo, aos 12 anos de idade.

Os dois volumes anteriores trataram da vida adulta de Jesus e seus ensinamentos públicos.

Uma seção do livro tem como título: "Mito ou Verdade Histórica?"

A Igreja ensina que Jesus era o filho de Deus e não foi concebido por uma relação sexual, mas pelo poder do Espírito Santo, uma das partes da divina trindade.

Em linguagem simples, Bento 16 diz que a história do nascimento virginal não é apenas uma reelaboração de antigas lendas gregas ou egípcias e conceitos arquetípicos, mas algo totalmente novo na história.

"É somente a palavra criativa de Deus que propicia algo novo. Jesus, nascido de Maria é integralmente homem e integralmente Deus, sem confusão e sem separação...", escreveu o pontífice.

O papa diz no livro que os católicos deveriam ver a crença no nascimento virginal e a ressureição de Jesus como "pontos cruciais da fé" porque "são sinais inegáveis o poder criativo de Deus".