Topo

Homossexuais se casam em lançamento de HQ da Marvel em Nova York

Jason Welker (esq.) e Scott Everhart (dir.) se preparam para cortar o bolo de casamento enfeitado com cenas de quadrinho da Marvel durante casamento em loja de Manhattan, em Nova York (20/6/12) - REUTERS/Adrees Latif
Jason Welker (esq.) e Scott Everhart (dir.) se preparam para cortar o bolo de casamento enfeitado com cenas de quadrinho da Marvel durante casamento em loja de Manhattan, em Nova York (20/6/12) Imagem: REUTERS/Adrees Latif

20/06/2012 18h20

Um casal homossexual oficializou sua união em uma loja de HQ’s em Nova York, nesta quarta-feira (20), para comemorar o primeiro casamento gay das histórias em quadrinho. O matrimônio aconteceu como parte do lançamento da edição 51 da série “Astonishing X-Men”, da Marvel, que mostra a união dos heróis Estrela Polar e Kyle.

  • Reprodução

    Estrela Polar, no momento que faz o pedido de casamento a Kyle em quadrinho lançado pela Marvel nesta quarta (20)

Gerente de um site de assistência médica em Ohio, Scott Everhard, de 39 anos, e o arquiteto Jason Welker, de 33, se casaram na loja Midtown Comics. A festa teve direito a decoração especial, bexigas e uma banda ao vivo tocando músicas temáticas como "Spiderman", dos Ramones, e "Iron Man", do Black Sabbath. “Para nós, foi um modo divertido de fazer isso”, disse Everhard.

O que motivou os noivos a se candidatarem para o anúncio da Marvel, que procurava casais para fazer parte do lançamento, foi a importância dos quadrinhos no relacionamento. “Leio quadrinhos desde que tinha 18 anos”, explicou Everard. “Quando Jason e eu nos conhecemos, um dos nossos primeiros encontros foi em uma loja de quadrinhos para ver o que ele achava desse mundo, desde então, estou investindo em ler e colecionar revistas.”

O assunto veio à tona com o aniversário de um ano da legalização do casamento gay em Nova York, e um pronunciamento do presidente Barack Obama apoiando as uniões. Para o gerente, os quadrinhos estão refletindo a importância do assunto nos Estados Unidos.

“Isso mostra que existe uma juventude lá fora que é como eles. Talvez em uma cidade pequena, essas crianças possam se identificar não só conosco, mas com esses personagens”, disse Everhart. “O mundo de X-Men, o universo que a Marvel criou, mostra todos os tipos, independente se eles são gays, héteros ou homossexuais, sua orientação ou cor”, finalizou.

Recentemente, a DC Comics anunciou que o personagem Lanterna Verde, também é homossexual e que ainda no mês de junho a sexualidade de outro personagem será revelada. Na ocasião, o roteirista James Robinson disse que a proposta é que o herói seja uma inspiração. "Ele não se esconde nas sombras, espero que a figura seja positiva", disse.