Topo

Caetano Veloso grava 'Hey Jude' para documentário sobre prisão; ouça

Caetano Veloso no filme Narciso em Férias - Reprodução
Caetano Veloso no filme Narciso em Férias Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/09/2020 09h07

"Hey Jude", um dos grandes hits dos Beatles, ajudou Caetano Veloso a superar um dos momentos mais difíceis de sua vida, quando ele foi preso durante a ditadura militar. Agora, a música ganhou uma versão com a voz do baiano.

Eu me lembro nitidamente que Hey Jude era a canção positiva. Que quando tocava, era sinal de que ia melhorar minha situação"

A ideia de gravar a canção veio para acompanhar o documentário ,"Narciso em Férias", e a versão de Caetano traz apenas voz e violão.

O documentário estreia no Festival de Veneza na segunda-feira (7) e será lançado no Globoplay. Ele traz Caetano Veloso em um relato íntimo e detalhado de sua prisão pela ditadura militar em dezembro de 1968.

Dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, a obra mostra os dias do cantor na solitária, as canções que marcaram o período de confinamento e os episódios vividos com seu amigo Gilberto Gil, preso no mesmo dia.

A produção ganhou esta semana um trailer:

Além disso, ao longo do filme, Caetano também lê e comenta alguns documentos secretos da ditadura, inéditos até hoje.

Na época da ditadura militar, período marcado por repressões e perseguições, Caetano Veloso ficou mais de 50 dias presos e foi exilado em Londres. Hoje, o músico enxerga a necessidade de falar dos "tempos de chumbo" sem negacionismo.