Topo

Senna na Netflix: 5 histórias de bastidor que adoraríamos ver na série

Ayrton Senna (Foto: Divulgação) - Reprodução / Internet
Ayrton Senna (Foto: Divulgação) Imagem: Reprodução / Internet

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

03/09/2020 13h18

Demorou, mas aconteceu. Após a promessa de um filme estrelado por Sylvester Stallone, que jamais saiu do papel, e o lançamento de um bom documentário em 2010, Ayrton Senna enfim ganhará uma produção dramática, inspirada em sua vida e carreira, e que será lançada pela Netflix.

Ótima notícia!

Ainda não foram divulgados elenco e diretor, o que nos deixa ainda mais na expectativa, mas já sabemos que produção chegará em 2022 e terá cenas rodadas em São Paulo

A minissérie terá oito episódios e mostrará outra face de Senna, além da conhecida pelos fãs do tricampeão mundial, do início da carreira no automobilismo à consagração nas pistas, com enfoque nas relações pessoais do atleta. A família de Ayrton está envolvida na produção.

Isso quer dizer que, muito provavelmente, o roteiro será cuidadosamente selecionado e evitará polêmicas. Mas nós temos algumas sugestões que com certeza apimentariam muito a série. Por exemplo:

Senna foi casado

Esta história não entrou no documentário "Senna". Mas, em 1981, quando começou a competir na Europa na Fórmula Ford 1600, ele se casou no papel e na igreja com a designer Lilian Vasconcelos. Eles passaram a lua de mel em Chicago, na casa de Fábio Machado, primo de Senna, e chegaram a viver juntos em uma casa em Londres. Mas a união só durou oito meses. Os relacionamentos de Senna antes de conhecer Xuxa rendem um episódio à parte.

Senna e a ex-Lilian Vasconcelos - Reprodução - Reprodução
Senna e a ex-Lilian Vasconcelos
Imagem: Reprodução

Início da treta com Piquet

Outra história importante e ignorada no documentário "Senna", que foi descrita no livro "Ayrton Senna - O Herói Revelado" (2004), de Ernesto Rodrigues. A maior rivalidade entre brasileiros da F-1 teria começado em 1982, quando Senna, antes de chegar à categoria, apresentou-se a Piquet no GP da Bélgica, mas não foi bem recebido. No ano seguinte, Ayrton ainda testou a Brabham do agora já rival, que se opôs veementemente à entrada dele na equipe. Adoraríamos ver esse caso.

Senna e Piquet celebram no pódio do GP do Canadá sua última dobradinha - Arquivo - Arquivo
Senna e Piquet celebram no pódio do GP do Canadá sua última dobradinha
Imagem: Arquivo

A história que levou Galvão a sair do Globo

Galvão Bueno deixou a Globo em 1992, quando se transferiu para a antiga Rede OM. E um dos motivos foi Ayrton Senna. A direção da emissora vinha se queixando da postura do narrador no início dos anos 1990, depois que ele brigou com Reginaldo Leme por defender Senna e, para muitos, ter virado uma espécie de "assessor de imprensa" informal do piloto. A relação dele com Galvão é uma garrafa cheia de histórias.

Galvão Bueno em evento em homenagem ao ex-piloto Ayrton Senna, no ano de 2004 - Ayrton Vignola/Folha Imagem - Ayrton Vignola/Folha Imagem
Galvão Bueno em evento em homenagem a Ayrton Senna em 2004
Imagem: Ayrton Vignola/Folha Imagem

Término com Xuxa

Xuxa já deu detalhes de sua vida íntima com Senna em entrevistas e revelou que o namoro, que teve início em 1988, era mantido sob uma rotina louca e intensa, cheia de viagens e compromissos profissionais. O que nem todo mundo sabe é que, após do término, ela tinha intenção de voltar e esperava se encontrar com ele no fatídico fim de semana do dia 1º de Maio de 1994, quando o tricampeão morreu na Itália. Um amor que não morreu.

Relação difícil com Galisteu

Não é segredo que a família de Ayrton rejeitava Adriane Galisteu quando eles engataram um romance em 1993, o que causou mal-estar. Na época, Viviane Senna chegou a dizer em entrevistas que a futura apresentadora se aproveitava financeiramente do irmão e que não deveria ser vista como "viúva", papel que coube a Xuxa no velório do piloto na Assembleia Legislativa de São Paulo. Tem suco de história aí.