Topo

Emmy

Tudo sobre a maior premiação da TV mundial


Rodrigo Santoro está no Emmy 2020, mas não pelo que você está pensando

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

20/08/2020 12h00

Sabia que Rodrigo Santoro está no Emmy 2020? Mas não é por mais uma atuação brilhante em uma série americana. O ator brasileiro é quem narra em inglês o curta "A Linha", que está entre os indicados à maior premiação da televisão americana.

Pôster - Divulgação - Divulgação
Pôster em inglês de 'A Linha', finalista no Emmy 2020
Imagem: Divulgação

A experiência de realidade virtual brasileira é uma das finalistas na categoria "innovation in interactive programming", que premia as experiências interativas mais inovadoras com base na avaliação de um júri específico.

Produzida pelo estúdio Arvore, "A Linha" coloca o espectador para acompanhar a história de amor de Pedro e Rosa, em um cenário que remete à cidade de São Paulo dos anos 1940.

O curta-metragem já havia sido premiado no Festival de Veneza como melhor experiência de realidade virtual e exibido na Mostra de Cinema de SP.

Para os 20 jurados da Academia de Televisão Americana que testaram "A Linha", uma novidade: a experiência imersiva, que antes era conduzida por um óculos de realidade virtual e um joystick, foi atualizada e agora pode ser conduzida com as próprias mãos. O UOL já viu e contou como é "passear" pelo curta.

Ricardo Laganaro, diretor de "A Linha", conta como foi receber a notícia da indicação ao Emmy. "É um processo diferente. Fomos avisados alguns dias depois do anúncio das séries indicadas. Recebemos um e-mail informando que éramos um dos finalistas e que haveria um processo de avaliação que passaria por uma banca com 20 jurados."

O processo envolveria uma viagem aos Estados Unidos, o que não aconteceu por causa da pandemia do coronavírus. "Como é uma categoria de experiências de formato diferente, eles montam uma estrutura em que os times finalistas vão para Los Angeles e recebem os jurados. Por conta da pandemia, ninguém pôde fazer isso, então enviamos a apresentação e participamos da banca por videoconferência."

Neste ano, outros cinco projetos concorrem, além do brasileiro. Após o processo de avaliação dos finalistas pelo júri de especialistas, a academia só divulga os vencedores.

A expectativa é que o resultado saia entre 14 e 17 de setembro, alguns dias antes da tradicional cerimônia de premiação do Emmy, marcada para 20 de setembro. Por ser uma categoria de inovação, o júri pode premiar mais de uma experiência ou mesmo não premiar. No ano passado, duas produções levaram a estatueta. Em 2018, nenhuma.

Cena - Divulgação - Divulgação
Cena do filme brasileiro de realidade virtual 'A Linha'
Imagem: Divulgação

Resta esperar que o romance de época brasileiro mergulhado em tecnologia toque o coração dos americanos.

"É uma história de amor simples. Quando você pensa em realidade virtual, você pensa em histórias fantásticas ou coisas mais pesadas. Uma história de amor em São Paulo não é algo que as pessoas esperam ver em 'VR' ainda. É um filme sutil, uma experiência da qual todo o mundo sai feliz", finaliza o diretor.