Topo

Morre Ben Cross, que viveu pai de Spock no reboot de 'Star Trek', aos 72

Ben Cross como Sarek em "Star Trek" (2009) - Reprodução/IMDb
Ben Cross como Sarek em 'Star Trek' (2009) Imagem: Reprodução/IMDb

Do UOL, em São Paulo

18/08/2020 15h17

O ator Ben Cross, conhecido pelo papel do atleta olímpico Harold Abrahams no clássico "Carruagens de Fogo" (1981) e por viver Sarek, o pai de Spock, no reboot de "Star Trek" (2009), morreu nesta manhã aos 72 anos.

A notícia foi confirmada ao Deadline pela família de Cross, que morava em Viena (Áustria), citando uma doença não especificada como causa da morte.

Na ativa como ator desde a adolescência, Cross conseguiu sua primeira grande oportunidade no teatro, interpretando o advogado Billy Flynn (papel de Richard Gere nos cinemas) na primeira montagem do musical "Chicago" no Reino Unido, em 1979.

A performance levou a sua escalação em "Carruagens de Fogo", onde viveu o atleta Abrahams, cuja dedicação à corrida era uma forma de vencer os preconceitos que sofria por sua herança judaica.

Ben Cross (à frente, de shorts) como Harold Abrahams em 'Carruagens de Fogo' (1981) - Reprodução/IMDb - Reprodução/IMDb
Ben Cross (à frente, de shorts) como Harold Abrahams em 'Carruagens de Fogo' (1981)
Imagem: Reprodução/IMDb

Quase 15 anos depois, em 1995, Cross entregou outra atuação memorável como o vilão Malagant, um ex-cavaleiro da Távola Redonda que quer o trono para si, em "Lancelot, o Primeiro Cavaleiro", estrelado por Richard Gere.

Na pele do sábio Sarek em "Star Trek", Cross herdou papel clássico da franquia, que foi interpretado por Mark Lenard na série original e nos filmes conectados a ela. No universo da saga, o astrofísico e embaixador vulcano viveu um caso de amor com a humana Amanda Grayson, do qual nasceu Spock.

Mais recentemente, o ator britânico apareceu em "Jack: O Caçador de Gigantes" (2013) e nas séries "Banshee" (2013-2014) e "12 Macacos" (2018).

Cross deixou uma performance inédita no romance "Last Letter from Your Lover", filme da Netflix que está em pós-produção e também conta com Shailene Woodley, Felicity Jones e Joe Alwyn no elenco.

Ele deixa a mulher, Deyana Boneva Cross, e dois filhos, Theo e Lauren.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que constava nesta nota, o personagem Sarek é vulcano, e não romulano. A informação foi corrigida.