Topo

Motoboy 'romantiza' os perrengues do dia a dia e viraliza no TikTok

O motoboy Matheus Filipe está fazendo sucesso no TikTok com seus vídeos - Reprodução/Instagram
O motoboy Matheus Filipe está fazendo sucesso no TikTok com seus vídeos Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

12/08/2020 11h58

O motoboy Matheus Fillipe, de Uberlândia, Minas Gerais, se assustou com a repercussão de um dos seus vídeos postados no TikTok com "dicas" de boas maneiras para os clientes que recebem seus pedidos em casa.

Pego as coisas ruins que acontecem com a gente e tento passar lá de uma forma positiva para conscientizar as pessoas

@motonegofantasma

Coisas que os clientes falam que deixam qualquer motoboy derretido!! Part##1 ##roi

? original sound - matthewhall57

Há cerca de um ano, ele criou um perfil no Instagram em que narra curiosidades sobre o dia a dia dos motoboys, mas há apenas uma semana resolveu seguir a sugestão de seu irmão e criou uma conta no TikTok. E foi lá que tudo aconteceu.

Com apenas sete vídeos postados até o momento, ele já tem mais de 20 mil seguidores e mais de 200 mil curtidas.

Coloquei o vídeo no Tiktok meio que sem querer, não sabia que ia dar essa repercussão. Como é uma coisa rotineira de as pessoas não falarem 'boa noite', 'bom dia', resolvi postar aquele vídeo sobre esses gestos simples

A gravação foi feita antes da humilhação sofrida pelo seu xará, Matheus Barbosa, em Valinhos, São Paulo, repercutir pelo país.

"Não passei por nenhuma situação pesadas como a dele, mas já passei por situações de mau humor, de as pessoas quererem descontar na gente porque a pizza foi errada", diz ele, que já ouviu relatos de amigos de discriminação.

"Meu amigo foi fazer uma entrega num condomínio. Depois de uns 20 minutos de espera, o porteiro falou para ele subir. Quando ele chegou lá, a moça falou: 'já falei para o porteiro não deixar esse tipo de gente entrar aqui'."

Inspiração no sedutor do TikTok

Matheus tem 26 anos, há quatro é motoboy e trabalha diretamente para uma pizzaria. Em um dos vídeos, ele se inspirou em Mário Junior, o sedutor do Tiktok, para destacar alguns imprevistos que podem acontecer durante a entrega, como o esquecimento da máquina de cartão. Ele ainda brinca como a gorjeta é importante.

Ele também narrou algumas dicas que "encantam" os motoboys.

Casado e pai de dois

Matheus é casado, tem uma filha de cinco anos e sua mulher está grávida de quatro meses de um menino. Ele mora em uma uma casa dentro de um terreno que pertence aos seus pais e sustenta a família com sua renda mensal de cerca de R$ 1400.

"De vez em quando faço uns bicos durante o dia, pego alguns serviços de pintura e reforma que vai agregando na renda".

O jovem pretende aproveitar seus 15 minutos de fama para trabalhar como influenciador social e no futuro, quer ser policial federal rodoviário.